EVENTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-008Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Eventos Científicos, Metodologias, AprendizagemResumo
As atividades extraclasses para o ensino de Ciências são uma constante que evidenciam cada vez mais a sua eficácia para ampliar a rede de saberes sobre as Ciências, sejam elas sociais ou ambientais. Uma das alternativas pedagógicas que contribuem com essa eficácia são os eventos científicos que tem se mostrado grandes articuladores entre a teoria e a prática no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, auxiliando com distintas estratégias didáticas e motivadoras no entendimento dos conteúdos teóricos e divulgando a ciência para toda a sociedade. Este estudo objetiva demonstrar de forma prática como os eventos científicos, realizados em espaços não formais de educação, podem colaborar de maneira efetiva no processo da escolarização para a Ciência de estudantes do município de Tefé no estado do Amazonas. Os eventos aqui analisados correspondem ao Dia da Água, Experiências didáticas para o ensino fundamental a partir da Biotecnologia, e Dia do Meio Ambiente, onde os estudantes participaram de feiras expositivas sobre a temática ambiental fora da sala de aula.
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