EVENTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

  • Luciane Lopes de Souza Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Matheus Figueira Imbiriba Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Silvia Regina Sampaio Freitas Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Sandro Augusto Regatieri Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-008

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Eventos Científicos, Metodologias, Aprendizagem

Resumo

As atividades extraclasses para o ensino de Ciências são uma constante que evidenciam cada vez mais a sua eficácia para ampliar a rede de saberes sobre as Ciências, sejam elas sociais ou ambientais. Uma das alternativas pedagógicas que contribuem com essa eficácia são os eventos científicos que tem se mostrado grandes articuladores entre a teoria e a prática no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, auxiliando com distintas estratégias didáticas e motivadoras no entendimento dos conteúdos teóricos e divulgando a ciência para toda a sociedade. Este estudo objetiva demonstrar de forma prática como os eventos científicos, realizados em espaços não formais de educação, podem colaborar de maneira efetiva no processo da escolarização para a Ciência de estudantes do município de Tefé no estado do Amazonas. Os eventos aqui analisados correspondem ao Dia da Água, Experiências didáticas para o ensino fundamental a partir da Biotecnologia, e Dia do Meio Ambiente, onde os estudantes participaram de feiras expositivas sobre a temática ambiental fora da sala de aula. 

Referências

ALMEIDA, A. J. M. DE, & SUASSUNA, D. M. F. DE A. A formação da consciência ambiental e a escola. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 15, 2012. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2929. Acesso em: 24 de jul. 2023.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. 1. ed. 5. reimp. Rio de Janeiro: Contraponto. 1996 (2005). 315p.

BRAGA, Cristiane Nogueira. Eventos científicos como estratégia de aproximação de jovens da ciência. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE A JUVENTUDE BRASILEIRA (5.: 2012: RECIFE-PE). Anais online. Recife: UFPE, 2012. p.1-11.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília: MEC, 2017. 595p.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de Ciências: Fundamentos e métodos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2018. 285p.

DOS REIS, E.; TEIXEIRA, A.; BOLDRINI, B.; RIZZATTI, I. A importância da Feira Estadual de Ciências para a Divulgação Científica em Roraima. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 206-219, 2020.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23ª ed. - São Paulo: autores associados: Cortez, 1989.

GRANDI, Luziene Aparecida; MOTOKANE, Marcelo Tadeu. O potencial pedagógico do trabalho de campo em ambientes naturais: o ensino de biologia sob a perspectiva da enculturação científica. Educere-Revista da Educação da UNIPAR, v. 12, n. 1, 2012.

JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Em Extensão, v.7, n.1, 2008.

PICHETH, S.F.; CASSANDRE, M.P.; THIOLLENT, M.J.M. Analisando a pesquisa-ação à luz dos princípios intervencionistas: um olhar comparativo. Educação, Porto Alegre, v. 8, n. esp. (supl.), s3 - s13, 2016.

PIVELLI, Sandra Regina Pardini; KAWASAKI, Clarice Sumi. Análise do potencial pedagógico de espaços não formais de ensino para o desenvolvimento da temática da biodiversidade e sua conservação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., Bauru, 2005. Anais. Bauru, p. 674, 2005.

TOLENTINO-NETO, L. C. B.; POSSEBON, N. B. Ciências nos anos iniciais: contexto brasileiro e possibilidades. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 9., 2013, Girona/Espanha: Anais, CIIDIC, 2013. p. 569-573.

TRINDADE, D. K. dos S.; ARAÚJO, A. da S.; SILVA, A. T. da; SANTOS, D. de S.; SILVA, H. R.; FONSECA, R. R. de A. A importância das metodologias alternativas no ensino de ciências. Research, Society and Development, v. 11, n. 16, p. e530111638639, 2022.

Downloads

Publicado

14-09-2023

Como Citar

DE SOUZA, Luciane Lopes; IMBIRIBA, Matheus Figueira; FREITAS, Silvia Regina Sampaio; REGATIERI, Sandro Augusto. EVENTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1152–1166, 2023. DOI: 10.25110/educere.v23i3.2023-008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/10572. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos