“HEAL - THE SYSTEM” E O USO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CONCEITOS EM VIROLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-010Palavras-chave:
Virologia, Jogos Digitais, Ensino de CiênciasResumo
Estudos voltados para o campo das ciências biológicas, especificamente para o ensino da virologia, apresentam uma complexidade de assimilação por se tratar de microrganismos que só podem ser vistos por meio de microscópio. Tendo em vista que não são todas as escolas que possuem um laboratório com equipamentos necessários para tornar acessível esses conteúdos e as aulas tradicionais não são suficientes, foi proposto o uso de um jogo digital, denominado “Heal The System”, com o objetivo de contribuir com o processo de apropriação dos conceitos em virologia pelos estudantes no ensino de ciências. Este estudo baseado no método quantitativo, propôs a aplicação do jogo “Heal The System” em uma escola da rede municipal de Manaus, estado do Amazonas, onde validou uma sequência didática que foi dividida em três momentos: aula expositiva sobre virologia e questionário pré-jogo, experiência com o jogo e questionário pós-jogo. Após a análise dos dados verificou-se que o jogo didático contribuiu para a aperfeiçoar o conhecimento sobre virologia para 90% dos alunos. Tantos alunos, quantos o professor, indicaram que a sequência didática complementada com o jogo didático digital favoreceu a compreensão e engajamento nesse campo da ciência.
Referências
ACRANI, Simone; BENZE, Roosevelt Antônio; NICULA, Beatriz Sales; PEIXOTO, Fernanda Ortiz; LOPES, Lane Astum; NOGUEIRA, Barbosa Rocha; FERNANDE, Raissa Dalila; SANTOS, Paula Pereira Baptista. A utilização de jogos didáticos como estratégia de aprendizagem no ensino de biologia. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 2, p. 7930–7935, 2020.
ALVES, L.; COUTINHO, I. J. Jogos digitais e aprendizagem: Fundamentos para uma prática baseada em evidências. São Paulo: Papirus Editora, 2020.
ALVES, Lynn. Relações entre os jogos digitais e aprendizagem: delineando o percurso. Educ. Form. Tecnol, p. 3-10, 2008.
ARAUJO, Heloísa Luanna Ferreira de. A aprendizagem na educação infantil: Um olhar construtivista a partir da perspectiva Piagetiana. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
AYRES, Larissa Maia; MARQUES, Ann Beatriz; BARRETO, Raimundo; CONTE, Tayane. M. et al. Um processo baseado em modelagem de interação para o projeto de jogos educacionais a partir de livros: um estudo de caso no contexto de um jogo para dispositivos móveis. Anais do XV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Anais...SBC, 2016.
BERNHARD, Rafael; OLIVEIRA, Raimundo Corrêa; FREITAS, Silvia Regina Sampaio. Serious Games: do lúdico à educação. Curitiba: Editora Appris, 2023.
CRESWELL, John; CRESWELL, David. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Penso Editora, 2021.
CAMPOS, Aline Soares; VIANA, Gardênia Coelho; SIMÕES, Luiza Lúlia Feitosa; FERREIRA, Heraldo Simões. O jogo como auxílio no processo ensino-aprendizagem: as contribuições de Piaget, Wallon e Vygotsky. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 27127–27144, 2020.
DA SILVA, Jaíra Patrinne Pereira; FREITAS, Wanderson Lopes dos Santos; ALMEIDA, Breno Machado; ARAÙJO, Maurício Santos. “Mundo da virologia”: estratégia didática no ensino de Microbiologia. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 6, p. 265–281, 2021.
DE FÁTIMA BAPTISTA, Mônica; DE MELO, Eliana Guedes; LEGASPE, Elislaine Aparecida Peres. Atividade lúdica como meio de desenvolvimento infantil: em foco o faz de conta. Revista Autênticos, p. 108. São Paulo: Instituto P2G Educacional, 2022.
DE LA TAILLE, Yves; DE OLIVEIRA, Marta Kohl; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vigotski, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus editorial, 2019.
DE OLIVEIRA, Natalia Carvalhaes; SERAFIM Natallie Tolentino; TEIXEIRA Matheus Ribeiro; FALONE, Sandra Zago. A produção de jogos didáticos para o ensino de biologia: contribuições e perspectivas. Ciclo Revista, v. 2, p. 1-6, 2016.
DO NASCIMENTO, Francisca Georgiana Martins; BENEDETTI, Tiago Rodrigues; DOS SANTOS, Adriana Ramos. Uso do Jogo Plague Inc.: uma possibilidade para o Ensino de Ciências em tempos da COVID-19. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 25909-25928, 2020.
DÜZGÜNEŞ, Nejat; SESSEVMEZ, Melike; YILDIRIM, Metim. Bacteriophage therapy of bacterial infections: the rediscovered frontier. Pharmaceuticals, v. 14, n. 1, p. 34, 2021.
FENNELLY, Kevin. Particle sizes of infectious aerosols: implications for infection control. The Lancet Respiratory Medicine, v. 8, n. 1, p. 914–924, 2020.
HAY, William; BEHLE, Robert; BERHOW, Mark; MILLER, Andie; SELLING, Gordon. Biopesticide synergy when combining plant flavonoids and entomopathogenic baculovirus. Scientific reports, v. 10, n. 1, p. 1–9, 2020.
KOONIN, Eugene; DOLJA Valerian; KRUPOVIC, Mart; VARSANI, Arvind; WOLF, Yuri; YUTIN, Natalya; ZERBINI, Murilo; KUHN, Jens. Global organization and proposed megataxonomy of the virus world. Microbiology and Molecular Biology Reviews, v. 84, n. 2, p. e00061–19, 2020.
KORSMAN, S. N. et al. Virologia. São Paulo: Elsevier Brasil, 2014.
PIAGET, Jean. A Psicologia da Criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
PEIXOTO, Juliana Varsóvia Oliveira; FREITAS, Silvia Regina Sampaio. Atividades lúdicas para a divulgação científica e o ensino de biologia em ambientes extraclasse. Educere-Revista da Educação da UNIPAR, v. 23, n. 2, p. 529-546, 2023.
REIS, Erisnaldo Francisco; STROHSCHOEN, Andreia Guimarães. O tema coronavírus nos planos de estudos tutorados do ensino fundamental-anos finais do estado de Minas Gerais. Revista Prática Docente, v. 5, n. 3, p. 1817-1840, 2020.
SANTANA, Nildiane; FREITAS, Silvia Regina Sampaio. Estudo sobre a percepção dos alunos do ensino médio de uma escola pública do município de Santo Antônio do Içá/AM sobre as metodologias alternativas aplicadas nas Ciências Biológicas. Educere-Revista da Educação da UNIPAR, v. 23, n. 2, p. 1005-1017, 2023.
SANTOS, N.; ROMANOS, M. T. V.; WIGG, M. D. Introdução à Virologia Humana. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2002.
SOUZA, Luciane Lopes; FREITAS, Silvia Regina Sampaio. Estudo comparativo sobre o ensino de biologia nos municípios de Tabatinga e Tefé (Amazonas). Ensino Em Re-Vista, v. 1, p. 538, 2017.
SOUZA, Luciane Lopes; FREITAS, Silvia Regina Sampaio. Ensino de ciências e biologia em espaços não formais: desafios e perspectivas na educação do Amazonas. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, p. e067-e067, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educere - Revista da Educação da UNIPAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.