ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO IÇÁ/AM SOBRE AS METODOLOGIAS ALTERNATIVAS APLICADAS NAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i2.2023-029Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Citologia, Ensino-Aprendizagem, Ensino MédioResumo
A utilização de ferramentas didáticas diversificadas possui grande relevância no ensino de Biologia, pois a disciplina apresenta conteúdos complexos e muitas nomenclaturas específicas por vezes desconhecidas pelos alunos. O presente estudo avaliou a percepção de 35 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola situada no interior do estado do Amazonas quanto as práticas de ensino utilizadas na disciplina Citologia. A pesquisa teve abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário e os dados foram analisados de acordo com a metodologia da Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que os alunos gostam da Citologia, contudo possuem dificuldades em compreender os assuntos abstratos quando trabalhados de forma exclusivamente teórica. Nesse contexto, o uso de métodos alternativos e lúdico despontam como uma prática a ser empregada com vista a favorecer a aprendizagem plena e efetiva dos alunos.
Referências
ARAÚJO, M. S, et al., A Genética no contexto de sala de aula: dificuldades e desafios em uma escola pública de Floriano-PI. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 1, p. 19-30, 2018.
BEQUER, T, Y. P. A defasagem no ensino de biologia celular e o aprendizado de genética. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Departamento Acadêmico de Ensino: Ponta Grossa, 2021.
BARBOSA, F. N, et al., Dificuldades no processo de ensino-aprendizagem dos discentes da 1ª série do ensino médio da Escola Estadual de ensino médio Oswaldo Pessoa. CONAPEC. Paraíba: Editora Realize, 2016.
CARVALHO, W. R.; DE LIMA, A. C. G.; FREITAS, S. R. S. Utilização do laboratório didático para o ensino de ciências e biologia no município de Tefé, Amazonas: condicionantes e fatores limitantes. AMAZÔNIA, p. 99. 2021.
DEMARCHI, J.C; WIRZBICKI, S.M; FURTADO, J.L. Aspectos das modalidades didáticas no ensino e aprendizagem de biologia. Ensino de ciências e tecnologia em revista, v. 9, n. 3, p.29-33, 2019.
DE SOUSA, A. S.; DE OLIVEIRA, F. C. S.; VIEIRA, F. J. Jogos e modelos didáticos, associados à aula expositiva dialogada, no ensino de citologia. Experiências em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 195-211, 2021.
DE SOUZA, A. S. P. et al. O ensino de citologia no ensino médio: um estudo sobre a contribuição de um jogo didático. Revista Insignare Scientia, v. 5, n. 4, p. 400-419, 2022.
DOS FEITOSA, J. L.; ARAÚJO, M. S. O.; PAIXÃO, G. C. O jogo didático e a Biologia: percepções de professores do Ensino Médio sobre o uso dessa ferramenta didática. Conexão ComCiência, v. 2, n. 1, 2022.
FERREIRA, M. B. S; SILVA, A. M. P .M; FOLENA, M. L. Contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem sobre organelas celulares. IV CONEDU. Pernambuco: Realize Editora, 2019.
FILHA, R.T.S.; SILVA, A.A.; FREITAS, S. R. Uma Alternativa Didática às Aulas Tradicionais de Ciências: Aprendizagem Colaborativa e Modelização Aplicadas ao Ensino do Sistema Urinário. Cadernos de Educação (UMESP), v. 15, p. 87-105, 2016.
GOULART, J. L. Desinteresse escolar: em busca de uma compreensão. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. v. 4, p.89-110, 2022.
GONÇALVES, A. S.; DIAS, V. B. Desafios e potencialidades na utilização de recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Citologia. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 8, p. e198322, 2022.
GODOY A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
GUIMARÃES, A. P. M, et al. Avaliação do grau de conhecimento de alunos de escolas públicas de dois municípios do interior do estado do Tocantins sobre o conteúdo de Biologia Celular. Educationis, v.5, n.2, p.24-33, 2017.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4ª ed. Revista e Ampliada., 3ª reimp. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.
LIMA, J.S.; CENTURION. D. Efetividade dos métodos didáticos no ensino de conteúdo de citologia com alunos do sistema modular em Tracajatuba e Macapá/ap. VII Congresso Nacional de Educação-CONEDU, 2020.
NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de ciências e biologia. Inovação e Formação, v. 2, n. 1, p. 355-381, 2016.
MEDEIROS, L. R.; DE LIMA, J. V. M.; DA SILVA, S. F. Gamificação e formação docente: contribuições do jogo de caça ao tesouro virtual para o ensino de citologia de forma remota. HOLOS, v. 3, p. 1-12, 2021.
MOULIN, T. et al. Modalidades didáticas e o ensino de biologia. 2013. Disponível em: https://www.inicepg.univap.br/cd/INIC/anais/arquivos/0391/¬_0735_01.pdf. Acesso em: 12 mai. 2023.
MUNIZ, E. K. G. G, et al. A importância das aulas práticas no ensino de biologia: experiências nas aulas de citologia animal e vegetal. Anais IV CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2017.
PEIXOTO, J. V. O.; FREITAS, S. R. S. Atividades lúdicas para a divulgação científica e o ensino de biologia em ambientes extraclasse. EDUCERE: Revista de Educação da UNIPAR, v. 32, p. 529-546, 2023.
PIFFERO, E. L. F. et al. Metodologias alternativas e o ensino de biologia: desafios e possibilidades no novo ensino médio. Ensino & Pesquisa, v. 18, n. 2, p. 48-63, 2020.
PALMERO, R.L. M; MOREIRA, A M. Modelos Mentales de la estructura y el funcionamento de la celula: Dos estudios de casos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 4, n. 2, p.14-19, 1999.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. 5.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
OLIVEIRA, H. T. A. S. et al. Metodologias alternativas para o ensino de genética em um curso de licenciatura: um estudo em uma universidade pública de minas gerais. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 15, n. 1, p. 497-507, 2017.
REFATTI, A. Metodologias Diferenciadas Utilizadas no Ensino de Ciências e Biologia. 35f. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
SANTOS, A. A. et al. A utilização de jogos concretos no ensino de sequências numéricas: aplicação de uma prática pedagógica para alunos do primeiro ano do ensino médio. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, v. 7, n. 1, p. 16-28, 2018.
SANTOS, A. G; SILVA, E.S. Metodologias alternativas no ensino de fisiologia humana: um relato de vivência no ensino superior. Com a Palavra, o Professor, v. 5, n. 12, p. 57-69, 2020.
SANTANA D, S. M. Aplicação de Recursos Didáticos no Ensino de Ciências em uma Escola Pública de São Bentinho, PB. Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Ciências Biológicas. 2015. Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: <http://www.ccen.ufpb.br/cccb/contents/monografias/2015/ aplicacao-de-recursos-didaticos-no-ensino-de-ciencias-em-uma-escola-publica-de-sao-bentinho-pb.pdf>. Acesso em: 08 abr. 2023.
SIEBEL, A. M.; MENDES, E. J. Metodologias ativas na área de ciências da natureza e suas tecnologias: análise de experiência de graduandos da Unochapecó. Revista Pedagógica, v. 24, p. 1-17, 2022.
SILVA, A. A. DA SILVA FILHA, R. T.; FREITAS, S. R. S. Utilização de modelo didático como metodologia complementar ao ensino da anatomia celular. Biota Amazônia, v. 6, n. 3, p. 17-21, 2016.
SOUSA, A. S; OLIVEIRA, F. C. S.; VIEIRA, F. J. Jogos e modelos didáticos, associados à aula expositiva dialogada, no ensino de citologia. Experiências em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 195-211, 2021.
SOUZA, L.; FREITAS, S R. Estudo comparativo sobre o ensino de biologia nos municípios de Tabatinga e Tefé (Amazonas). Ensino Em Re-Vista, v. 1, p. 538, 2017.
SOUZA, L. L.; FREITAS, S. R. S. Ensino de ciências e biologia em espaços não formais: desafios e perspectivas na educação do Amazonas. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, p. e067-e067, 2021.
VILAÇA, F. A; ROCHA PEREIRA, B; DANTAS FREITAS, J; FRENEDOZO, R. Levantamento das principais dificuldades dos graduandos de ciências biológicas e biomedicina para o ensino de citologia oncótica. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, v. 1, n. 1, p. 118, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educere - Revista da Educação da UNIPAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.