ANALISANDO O SABER DOCENTE SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) CO-MO ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA AS AULAS DE QUÍMICA NO COTIDIANO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-011Palavras-chave:
Tecnologias, Recurso Didático, Ensino de QuímicaResumo
Com a era das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), a interatividade é algo que deve ser explorado, tendo em vista que a tecnologia na sala de aula, quando explorada de forma correta, pode trazer muitos benefícios na área educacional. Esta pesquisa tem o objetivo de realizar um diagnóstico sobre o uso da informática como ferramenta didática no processo ensino e aprendizagem de Química, com os professores que lecionam nos colégios estaduais que fazem parte do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, na região noroeste do estado do Paraná. Tratando-se de uma pesquisa quantitativa, em que o trabalho foi realizado de acordo com o método de pesquisa survey por meio de questionário com a intenção de realizar um estudo sobre o uso das TICs como recurso didático aplicado ao ensino de Química. Sendo assim, a pesquisa teve caráter exploratório e investigativo e para a coleta dos dados utilizou-se perguntas objetivas. Com relação aos resultados a pesquisa aponta que as principais vantagens selecionadas pelos professores é que auxilia no desenvolvimento cognitivo do aluno e na pesquisa com o uso da internet. Portanto, cabe ao professor apresentar o desafio de elaborar atividades que permitam incorporar o recurso das TICs no ensino de Química, desenvolvendo nos alunos, a percepção de que é fundamental olhar criticamente para ele. Por fim, a pesquisa ainda apontou que existe uma forte carência na formação docente voltada para o uso das TICs, que contemplam as atividades de ensino planejadas e desenvolvidas no ambiente escolar.
Referências
CASTELLS, M. A. Galáxia da Internet. Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2003.
KLEEMANN, R.; MACHADO, C. C. As Tecnologias Digitais na Prática Docente: Explorando a Contextualização em Questões do Exame Nacional do Ensino Médio. Educere -Revista da Educação da UNIPAR, Umuarama, v.23, n.1, p.73-86, 2023. Acesso em:https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/9354/4559. Data 23 ago. 2023.
MELEIRO, A.; GIORDAN, M. Hipermídia no ensino de modelos atômicos. Química Nova na Escola, n. 10, p. 14-16, 1999.
MICHEL, R.; SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. R. Uma busca na internet por ferramentas para a Educação Química no Ensino Médio. Química Nova na Escola (impresso), São Paulo, v. 19, n. 19, p. 3-7, 2004.
MORAES, M. A informática na educação. Rio de Janeiro: D & P, 2002.
PINSONNEAULT, A.; KRAEMER, K. L. Survey research in management information system: an assessement. Journal of Management Information System, 1993.
TAJRA, S. F. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. 9 ed. São Paulo: Érica, 2012.
VICINGUERA, M. L. F. O Uso do Computador Auxiliando no Ensino de Química. 2002. 97 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educere - Revista da Educação da UNIPAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.