ANALISANDO O SABER DOCENTE SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) CO-MO ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA AS AULAS DE QUÍMICA NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Diego Marlon Santos Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-011

Palavras-chave:

Tecnologias, Recurso Didático, Ensino de Química

Resumo

Com a era das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), a interatividade é algo que deve ser explorado, tendo em vista que a tecnologia na sala de aula, quando explorada de forma correta, pode trazer muitos benefícios na área educacional. Esta pesquisa tem o objetivo de realizar um diagnóstico sobre o uso da informática como ferramenta didática no processo ensino e aprendizagem de Química, com os professores que lecionam nos colégios estaduais que fazem parte do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, na região noroeste do estado do Paraná. Tratando-se de uma pesquisa quantitativa, em que o trabalho foi realizado de acordo com o método de pesquisa survey por meio de questionário com a intenção de realizar um estudo sobre o uso das TICs como recurso didático aplicado ao ensino de Química. Sendo assim, a pesquisa teve caráter exploratório e investigativo e para a coleta dos dados utilizou-se perguntas objetivas. Com relação aos resultados a pesquisa aponta que as principais vantagens selecionadas pelos professores é que auxilia no desenvolvimento cognitivo do aluno e na pesquisa com o uso da internet. Portanto, cabe ao professor apresentar o desafio de elaborar atividades que permitam incorporar o recurso das TICs no ensino de Química, desenvolvendo nos alunos, a percepção de que é fundamental olhar criticamente para ele. Por fim, a pesquisa ainda apontou que existe uma forte carência na formação docente voltada para o uso das TICs, que contemplam as atividades de ensino planejadas e desenvolvidas no ambiente escolar.

Referências

CASTELLS, M. A. Galáxia da Internet. Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2003.

KLEEMANN, R.; MACHADO, C. C. As Tecnologias Digitais na Prática Docente: Explorando a Contextualização em Questões do Exame Nacional do Ensino Médio. Educere -Revista da Educação da UNIPAR, Umuarama, v.23, n.1, p.73-86, 2023. Acesso em:https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/9354/4559. Data 23 ago. 2023.

MELEIRO, A.; GIORDAN, M. Hipermídia no ensino de modelos atômicos. Química Nova na Escola, n. 10, p. 14-16, 1999.

MICHEL, R.; SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. R. Uma busca na internet por ferramentas para a Educação Química no Ensino Médio. Química Nova na Escola (impresso), São Paulo, v. 19, n. 19, p. 3-7, 2004.

MORAES, M. A informática na educação. Rio de Janeiro: D & P, 2002.

PINSONNEAULT, A.; KRAEMER, K. L. Survey research in management information system: an assessement. Journal of Management Information System, 1993.

TAJRA, S. F. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. 9 ed. São Paulo: Érica, 2012.

VICINGUERA, M. L. F. O Uso do Computador Auxiliando no Ensino de Química. 2002. 97 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis, 2002.

Downloads

Publicado

22-09-2023

Como Citar

Santos, D. M. (2023). ANALISANDO O SABER DOCENTE SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) CO-MO ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA AS AULAS DE QUÍMICA NO COTIDIANO ESCOLAR. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 23(3), 1202–1212. https://doi.org/10.25110/educere.v23i3.2023-011

Edição

Seção

Artigos