UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NUMA PERSPECTIVA CTS NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v25i1.2025-11625

Palavras-chave:

Sequência didática, Abordagem CTS, Ensino de Química.

Resumo

A disposição para a elaboração das Sequências Didáticas no Ensino de Química se tornou ainda mais relevante em se tratar de pesquisas realizadas em todo o Brasil. Os trabalhos encontrados foram analisados segundo a técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. A partir de uma revisão narrativa, buscou-se identificar e analisar as dissertações e teses publicadas no Catálogo da Capes, que abordam as discussões das Sequências Didáticas na Perspectiva CTS no Ensino de Química. A pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre a temática da Sequência Didática na Perspectiva CTS no Ensino de Química, neste estudo foram analisadas 19 dissertações de mestrado e uma tese de doutorado que apresentam o mesmo contexto. Portanto, os trabalhos acadêmicos foram concluídos no período entre 2014 a 2019 sendo fundamental para o desenvolvimento de novas Sequências Didáticas na Perspectiva CTS no Ensino de Química. Para a seleção dos trabalhos foi utilizado como ferramenta de busca o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, que envolve muitas Universidades cadastradas, e para aqueles não cadastrados tivemos o acesso e a visibilidade na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, as buscas também foram realizadas nos sites dos próprios programas de pós-graduação. Inicialmente foram feitas leituras dos resumos das teses e dissertações, para afirmar que os trabalhos analisados, estão relacionados com o objeto desta pesquisa, enquanto, que os descritores usados na pesquisa foram: Sequência Didática, Abordagem CTS e Ensino de Química. O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, em que foram organizadas as Sequências Didáticas de acordo com os aspectos teóricos e metodológicos apontados nos trabalhos investigados.

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Biografia do Autor

Diego Marlon Santos, Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí/Pr

Mestrando em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar pela Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí/Pr.

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Publicado

06-08-2025

Como Citar

SANTOS, Diego Marlon. UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NUMA PERSPECTIVA CTS NO ENSINO DE QUÍMICA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 18–37, 2025. DOI: 10.25110/educere.v25i1.2025-11625. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/11625. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos