A APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Diego Marlon Santos
  • Jaqueline de Freitas Zucoloto
  • Célia Macorin Gomes

Palavras-chave:

Educação a Distância, Aprendizagem significativa, Memorização compreensiva, Funcionalidade e construtivismo

Resumo

Diante ao surgimento de novas tecnologias a Educação a Distância vem passando por transformações propiciando assim, o desenvolvimento de uma aprendizagem independente e flexível. Neste contexto, este artigo tem como objetivo destacar a construção do conhecimento, princípios e ideias de concepções construtivistas e a autonomia intelectual que se tornam presentes a todo o momento no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, analisa-se o processo ensino-aprendizagem a partir de três aspectos essenciais; a aprendizagem significativa, memorização compreensiva e funcionalidade do aprendido, na qual o aluno constrói, modifica, diversifica e coordena os seus esquemas, enriquecendo seu conhecimento. A aprendizagem por cooperação na Educação a Distância se destaca conduzindo a níveis altos de desenvolvimento cognitivo; todavia, o trabalho deve ser realizado em conjunto, de modo que aluno e professor realizem um estudo que possam compartilhar múltiplas perspectivas.

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Como Citar

Santos, D. M., Zucoloto, J. de F., & Gomes, C. M. (2012). A APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Educere - Revista Da Educação Da UNIPAR, 10(2). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/3607

Edição

Seção

Artigos de Revisão