SAÚDE MENTAL E SUBJETIVIDADE DO ESTUDANTE DE PSICOLOGIA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE INGRESSANTES E CONCLUINTES DE UM CURSO DE PSICOLOGIA

Autores

  • Luana Valera Bombarda Faculdade da Alta Paulista (FAP)
  • Thaísa Angélica Déo da Silva Bereta Centro Universitário de Adamantina e Faculdade da Alta Paulista https://orcid.org/0000-0003-4980-5849
  • Jaíne Jassanã Dias Prado Krynski Faculdade da Alta Paulista
  • Eduarda Luana dos Santos Faculdade da Alta Paulista

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v24i2.2024-11079

Palavras-chave:

Ensino Superior, Estudantes de Psicologia, Sofrimento Psíquico, Ansiedade

Resumo

A experiência acadêmica incute aos estudantes uma gama de responsabilidades, escolhas e decisões, todavia, estes podem não estar totalmente preparados para essas novas demandas e consequentemente, a autonomia que o ambiente acadêmico requer (Silva et al.; Trigueiro et al., 2021). Observa-se entre os estudantes de Psicologia, a presença dos Transtornos Mentais Comuns (TMC), assim como o desencadeamento de quadros ansiogênicos e depressivos, insônia, isolamento social e solidão, ideações suicidas e automutilação, sendo estes, de altíssimos índices (Abreu; Macedo, 2021). Neste sentido, o ingresso e o egresso na vida acadêmica são vistos como potencializadores desses sintomas, no qual identificam uma elevada prevalência de ansiedade nos discentes da área da saúde, neste contexto, encontram-se inseridos, os estudantes de Psicologia (Jardim; Castro; Ferreira-Rodrigues, 2020). Partindo do pressuposto citado, este estudo teve como objetivos refletir sobre os níveis de ansiedade, tanto como traço, quanto como estado, entre estudantes ingressantes e concluintes de um curso de graduação em Psicologia; discutir as motivações dos graduandos para escolherem a carreira em Psicologia; analisar o conhecimento e a utilização dos serviços públicos de saúde mental e a realização de acompanhamento psicológico entre esses estudantes. O estudo se configura como sendo exploratório, observacional e descritivo, de corte transversal. Como instrumentos para a coleta de dados foram utilizados o Critério de Classificação Econômica Brasil, Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) e um Questionário, de própria autoria. Embora a amostra coletada apresente maior porcentagem de ansiedade nos alunos de fase inicial do curso, ambas as turmas tiveram em maioria casos pontuados como ansiedade, traço e estado, evidenciando a importância de atenção nas universidades para com esse público. A escolha da profissão foi associada ao cuidado de si ou do próximo. Configura-se como fundamental o desenvolvimento de estratégias para compreender e avaliar a dimensão prescrita e real que envolve a formação em psicologia. Conclui-se que discutir sobre a saúde mental dos estudantes universitários é cada vez mais necessário, visto que as universidades precisam pensar na importância em olhar para o discente, identificando as condições em que este está construindo seu processo de formação.

Referências

ABREU, Mariana Marinho de; MACEDO, João Paulo. Saúde mental em estudantes de Psicologia de uma instituição pública: prevalência de transtornos e fatores associados. Rev. SBPH - Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 91-103, jan./jun., 2021. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582021000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 11 fev. 2024.

AMARANTE, Paulo. Saúde mental e atenção psicossocial. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2007.

ARAUJO, Camila Soares de. Avaliação da prevalência de sintomas característicos de ansiedade e depressão em estudantes da área de saúde. 2019. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE PESQUISA (ABEP). Critério Brasil –2022. Disponível em: http://www.abep.org/. Acesso em: 19 set. 2023.

BIESEK, Débora Maria; GAGLIOTTO, Giseli Monteiro. A educação universitária e o sofrimento psíquico dos acadêmicos. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 5, p. 45647-45660, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29431. Acesso em: 12 jan. 2024.

CARLESSO, Janaína Pereira Pretto. Os desafios da vida acadêmica e o sofrimento psíquico dos estudantes universitários. Research, Society and Development, v. 9, n.2, p. 1-11, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/2092. Acesso em: 10 mai. 2023.

CHAVES, Lívia Maria Santos; SILVA, Carmem Virgínia Moraes da. Psicologia e saúde mental: um olhar para o sofrimento psíquico do estudante de psicologia. In: XIII Colóquio Nacional e VI Colóquio Internacional do Museu Pedagógico –UESB, 2019, Bahia. Anais eletrônicos. Bahia: E. Santana, 2019, p. 2546-2550. Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/cmp/article/viewFile/9066/8731. Acesso em: 11 mai. 2023.

GRANER, Karen Mendes; CERQUEIRA, Ana Teresa de Abreu Ramos. Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitário e fatores associados. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 4, p. 1327-1346, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.09692017. Acesso em: 10 mai. 2023.

GUIMARÃES, Cristiane de Carvalho. et al. Saúde mental do estudante de psicologia: possíveis implicações para sua atuação profissional. Trab.En (Cena), v.5, n.1, p. 269-284, mar. 2020. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/7304/16863. Acesso em: 11 mai. 2023.

JARDIM, Marília Guimarães Leal; CASTRO, Tathyane Silva; FERREIRA-RODRIGUES, Carla Fernanda. Sintomatologia Depressiva, Estresse e Ansiedade em Universitários. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 25, n. 4, p. 645-657, out./dez. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/fxPrQDMt7pJZcdR5sckDfhP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 abr. 2023.

LÚCIO, Saislany Sheury Rafael. et al. Níveis de ansiedade e estresse em estudantes universitários. Temas em Saúde, João Pessoa, ed. esp. p. 260-274, 2019. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2294. Acesso em: 24 abr. 2023.

MATTOS, Juliana de Oliveira Barros Amancio. et al. Estudos iniciais de uma escala de avaliação da ansiedade para estudantes universitários. Argumentos Pró-Educação, Pouso Alegre, v. 6, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.24280/10.24280/ape.v6.e868. Acesso em: 24 abr. 2023.

MOISÉS, Jessica Freitas; GIRON, Jemima. Ansiedade e Estresse em Universitários: Comparativo entre Calouros e Formandos. Universidade Estadual Paulista, 2019. Disponível em: https://www.conic-semesp.org.br/anais/files/2019/trabalho-1000002757.pdf. Acesso em: 12 fev. 2024.

NAZAR, Thaís Cristina Gutstei. et al. Saúde Mental no Contexto Educacional: Um Olhar para o Profissional da Gestão na Rede Pública. Educere - Revista da Educação da UNIPAR, v. 23, n. 4, p. 1548–1567, 2023. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/9015. Acesso em: 20 mar. 2024.

SANTOS, Christian Eduardo Andrade Resende. A Saúde Mental do Estudante de Psicologia: Estudo de caso em uma universidade pública de Minas Gerais. Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei. São João del-Rei/Minas Gerais, 2020. Disponível em: https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/ppgpsi/DISSERTACAO%20FINAL%20CHRISTIAN.pdf. Acesso em: 11 mai. 2023.

SILVA, Maria Eduarda Alves da. et al. Saúde mental dos estudantes universitários. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem. v. 9, p. 1-9, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.25248/reaenf.e6228.2021. Acesso em: 10 mai. 2023.

SILVEIRA, Rita de Cássia Marinho. et al. Fadiga por compaixão na perspectiva de estudantes concluintes de psicologia. 2021. Disponível em: https://tcc.fps.edu.br/bitstream/fpsrepo/987/1/Fadiga%20por%20Compaix%c3%a3o.pdf. Acesso em: 11 mai. 2023.

TRIGUEIRO, Emilia Suitberta de Oliveira. et al. Índices de depressão e ansiedade em estudantes de psicologia: um estudo exploratório. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, p. e3310312897-e3310312897, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12897. Acesso em: 11 mai. 2023.

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

BOMBARDA, Luana Valera; BERETA, Thaísa Angélica Déo da Silva; KRYNSKI, Jaíne Jassanã Dias Prado; DOS SANTOS, Eduarda Luana. SAÚDE MENTAL E SUBJETIVIDADE DO ESTUDANTE DE PSICOLOGIA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE INGRESSANTES E CONCLUINTES DE UM CURSO DE PSICOLOGIA. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 255–275, 2024. DOI: 10.25110/educere.v24i2.2024-11079. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/11079. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos