COMO ESTRELAS NA TERRA: A DISLEXIA NO AMBIENTE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v25i1.2025-12046Palavras-chave:
Análise do comportamento, Diagnóstico, Dislexia, Educação inclusiva, Práticas pedagógicasResumo
Este estudo analisa o filme Como Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial como recurso pedagógico para refletir sobre a dislexia, enfatizando os efeitos do diagnóstico tardio e da falta de preparo docente no processo de aprendizagem. A metodologia adotada foi qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo, com análise de cenas do filme à luz de referenciais teóricos da Psicologia, da Educação e da Análise do Comportamento. Foram destacados três eixos: (i) critérios diagnósticos da dislexia segundo a APA (2014; 2023); (ii) concepções de infância e práticas escolares, a partir de Foucault (1999), Cohn (2005) e Sarmento (2007); e (iii) impactos sociais e emocionais da rotulação e do atraso diagnóstico, conforme Knight (2021), Clark (2024a) e Clouder et al. (2020). Os resultados evidenciam que a trajetória do personagem Ishaan reflete a negligência em relação ao diagnóstico precoce, resultando em punições, exclusão e baixa autoestima, até que a intervenção pedagógica baseada na análise funcional do comportamento promoveu avanços significativos. A análise também permitiu aproximar o enredo do filme da realidade brasileira, destacando o papel da Lei nº 14.254/2021 e os desafios de sua efetivação diante da falta de formação docente e de práticas pedagógicas fundamentadas em evidências. Conclui-se que o filme constitui recurso didático relevante para discutir a dislexia e suas implicações educacionais, contribuindo para a formação crítica de professores e para a promoção de práticas inclusivas que reconheçam o potencial de cada criança.
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