PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

Autores

  • Maria Ester Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v12i2.2012.4782

Resumo

O tema é abrangente e pode abarcar diversos conteúdos diferenciados, já tendo sido desenvolvido sob pontos de vista diferenciados a depender da ótica de autores diversos. Efetuaremos reflexões gerais acerca da psicologia e educação, como sua utilização na formação de professores, na de psicólogos educacionais e na atuação profissional de psicólogos escolares, bem como profissionais de educação em geral. Abordaremos também a presença maciça de desenvolvimento em primeiro lugar e, em segundo lugar de teorias de aprendizagem na formação de professores, com ausência de teorias de ensino delas derivadas, além de, reflexões sobre possibilidades de intervenção no fenômeno educativo, a partir da formação tradicionalmente oferecida. Terminamos com um apelo à criação de novas práticas profissionais “psi” que levem em conta uma maior parte dos fatores envolvidos no processo ensino-aprendizagem, que não os meramente individuais ou relativos ou aluno, ou ainda, os restritos à sua família; como os metodológicos e pedagógicos em geral. Ressalta-se a importância da participação de psicólogos com formação apropriada em planejamento educacional e políticas públicas.

Downloads

Publicado

21-11-2014

Como Citar

RODRIGUES, Maria Ester. PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.25110/educere.v12i2.2012.4782. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/4782. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão