COMO CUIDADORES PODEM ESTIMULAR HÁBITOS DE ESTUDO EM CRIANÇAS?
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8890Resumo
O objetivo deste estudo é indicar, a partir da Análise do Comportamento (AC), ações de como desenvolver hábitos de estudo com o público infantil, especialmente durante a pandemia. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, por meio do Google Acadêmico, para selecionar artigos e dissertações a respeito da temática. Os principais resultados obtidos foram: (i) os hábitos considerados não promotores de estudo são a não compreensão da organização do espaço de estudo, não dispor de tempo/dinheiro para as atividades escolares, minimizar a importância de cumprir regras e estabelecer consequências coerentes às atividades; (ii) os hábitos promotores podem ser organizar e planejar o espaço, tempo/horários e materiais para uso de estudo; auxiliar no manuseio e organização do material escolar, supervisionar as atividades e organizar o momento pós-estudo (reforço positivo). A partir desses achados, pode-se concluir que a AC pode oferecer aos pais/cuidadores instrumentos para estimular hábitos de estudo nas crianças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.