O CONCEITO DE INTERSECCIONALIDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Aline dos Anjos das Dores
  • Cinthia Silva Ribeiro
  • Eliane Aparecida Calhiari
  • Ellen Bruna Duarte Paranhos
  • José Augusto Gerônimo Ferreira
  • Claudia Lopes Perpétuo

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v17i2.2017.6600

Resumo

O projeto de pesquisa aqui apresentado objetivou investigar o conceito de interseccionalidade e suas contribuições para a formação no ensino superior. O conceito nos leva a compreender como as articulações das diferentes categorias sociais se inter-relacionam e estruturam a vida dos sujeitos, produzindo desigualdades e injustiças, desvela a complexidade da situação de pessoas e grupos, afirmando a coexistência de diferentes fatores como: vulnerabilidades, violências, discriminações; também chamados como eixos de subordinação, permiti a possibilidade de pesquisar e viabilizar a existência ou não de desvantagens produzidas pela sociedade desigual sobre os sujeitos. Como nos traz Pocahy (2011, p.28) podemos pensar a interseccionalidade “[...] como um modo de problematizar o que nos faz humanos ou não”. A abordagem interseccional mostra a coexistência e a subordinação de diferentes fatores, como se interseccionam em contextos históricos e específicos nas diferentes dimensões da vida social, que não são separadas. Este projeto na graduação possibilitou desvelar a articulação das múltiplas diferenças e desigualdades que perpassam, atingem e transitam todos os contextos, sem exceções, onde se produzem e reproduzem as relações humanas, buscando perceber a produção de sujeitos.

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Publicado

20-02-2018

Como Citar

DORES, Aline dos Anjos das; RIBEIRO, Cinthia Silva; CALHIARI, Eliane Aparecida; PARANHOS, Ellen Bruna Duarte; FERREIRA, José Augusto Gerônimo; PERPÉTUO, Claudia Lopes. O CONCEITO DE INTERSECCIONALIDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 17, n. 2, 2018. DOI: 10.25110/educere.v17i2.2017.6600. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/6600. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão