SUPERVISÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE PRÁTICAS FORMADORAS NA REDE DE ENSINO ESTADUAL DE RONDÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v17i1.2017.6283Resumo
O presente estudo tem como finalidade analisar como se expressa a função e a prática de atuação na supervisão escolar na rede estadual de ensino de Rondônia, reconhecendo se as atribuições previstas nos documentos legais, identificando as atribuições que competem a este profissional na escola contemporânea. A metodologia utilizada serviu-se de pesquisas bibliográfica através dos aportes teóricos de Nérici (1990), Nogueira (2000), Rangel (2000), Alarcão (2001), Alarcão e Tavares (2003), Saviani (2003) e documental dos dispositivos legais de âmbito estadual, a Portaria 4563/2015 - SEDUC/RO e a Portaria 436/2010 - SEDUC/RO, realizadas entre abril e junho de 2016. As transformações sociais evidenciam que as novas formas de atuação do/a supervisor(a) na escola estão convergindo para uma redefinição da atuação deste profissional, deflagradas pelo paradigma do professor reflexivo e pela racionalidade comunicativa no contexto escolar. No entanto, os dispositivos legais de âmbito estadual que embasam as práticas da supervisão escolar ainda apresentam resquícios de um modelo voltado para a racionalidade instrumental - o controle e a produtividade do ensino, no qual sua função volta-se exclusivamente ao cumprimento de tarefas burocráticas. Todavia, as transformações tecnológicas, econômicas, políticas e culturais contribuem com a constituição de um novo perfil de atuação e difusão do saber-fazer do/a supervisor(a), fato que converge para uma nova concepção de atuação do supervisor(a) escolar para supervisor(a) educador enquanto mediador(a) do processo de formação em serviço, problematizador(a) das práticas pedagógicas e organizador(a) de situações favoráveis ao crescimento profissional que deve estar atento as necessidades do contexto no qual está inserido, na denominada sociedade do conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.