O JOGO DIDÁTICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v17i2.2017.6597Resumo
Este artigo é resultado de estudos desencadeados no processo de elaboração da dissertação de mestrado profissional em Educação Escolar (2015-2016), intitulada “Processo Metodológico no Ensino-Aprendizagem de Algoritmos Utilizando o Jogo Didático Lectus” e apresenta, a partir de uma revisão bibliográfica embasada na análise de livros e artigos científicos, como os jogos podem ser utilizados no processo ensino-aprendizagem e a sua aplicabilidade na construção de conhecimentos em sala de aula. Mostra-se a importância dos jogos enquanto instrumento didático metodógico, bem como a sua utilização no desenvolvimento intelectual dos alunos, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky, considerando os seguintes pontos: elementos mediadores, Zona de Desenvolvimento Proximal e ambiente social. Apresenta-se também, os desafios dos professores ao planejar a incorporação destes recursos em seus ambientes educacionais e o papel do professor neste novo cenário. A título de conclusão, é possível considerar que os jogos didáticos justificam-se para facilitar a aprendizagem dos conteúdos de formas significativas, pois buscam ensinar conteúdos específicos ampliando a capacidade cognitiva e intelectual dos alunos, que incide diretamente na sua formação escolar e social. Esses jogos funcionam como ferramentas instrucionais eficientes, que corroboram para incidir na Zona de Desenvolvimento Proximal do aluno, contribuindo para que ele possa desenvolver múltiplas habilidades e construir saberes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.