EDUCAR PARA DIVERSIDADE: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE CONVÍVIO DAS DIFERENÇAS

Autores

  • Ana Carolina de Lima Feorenzano
  • Ana Maria Amado
  • Andressa Maranho Sirigu
  • Camila Vilas Boas de Almeida
  • Gabriel Antonio Parra Valhejo
  • Glaucia Milla Soares Campos
  • Kamila Moreira Scaco
  • Talia Regina de Oliveira
  • Lucyelena Amaral Picelli
  • Maria do Carmo Oliveira Nogueira
  • Vivianne Augusta Pires Simões

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v18i1.2018.6801

Resumo

O projeto tem por finalidade investigar teoricamente sobre o educar para a diversidade e sua formação docente no convívio escolar, previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos Parecer CNE/CP Nº. 08/2012. A escola é um lugar de convivência com a diversidade, é um espaço privilegiado para discussões de questões referentes aos direitos humanos e sensibilização dos estudantes quanto a seus direitos fundamentais. A diversidade, entendida como construção histórica, social, cultural e política das diferenças, realiza-se em meio às relações de poder e ao crescimento das desigualdades e da crise econômica que se acentuam no contexto nacional e internacional. A presente pesquisa tem por metodologia a pesquisa bibliográfica sobre o conceito da diversidade, buscando problematizar e articular seus desdobramentos às questões pertinentes à Educação e à diversidade, possibilitando um espaço de discussão, construção e desconstrução de saberes, discursos e práticas educativas na área de formação docente.

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Publicado

30-05-2018

Como Citar

FEORENZANO, Ana Carolina de Lima et al. EDUCAR PARA DIVERSIDADE: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE CONVÍVIO DAS DIFERENÇAS. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 18, n. 1, 2018. DOI: 10.25110/educere.v18i1.2018.6801. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/6801. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão