CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA: REFLEXÕES ACERCA DA INTERVENÇÃO DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO

Autores

  • Sandro Bochenek UEL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Elizete Simonelli de Souza Ctesop

DOI:

https://doi.org/10.25110/educere.v19i2.2019.6990

Resumo

A psicopedagogia é uma ciência que estuda a aprendizagem humana, tanto nos aspectos psicológicos como cognitivos. A intenção deste texto é refletir sobre a importância do trabalho do psicopedagogo na instituição escolar, como mais um profissional que atua por meio de um processo investigativo, a fim de entender e intervir nas causas do fracasso escolar. Sua atuação se processa em vários setores, tais como assessoria aos professores no planejamento das intervenções pedagógicas em sala de aula; orientação às famílias, aos alunos; auxílio à equipe pedagógica; entre outros. O presente trabalho empreende uma pesquisa bibliográfica como pressuposto metodológico, por meio da qual se buscou entender os desafios atualmente enfrentados na luta por uma educação pública de qualidade, para que os estudantes tenham acesso, permanência e sucesso em suas trajetórias escolares; se apropriem do saber científico historicamente acumulado; sejam capazes de situar-se e entender o contexto social em que estão inseridos; compreendam-se como sujeitos aprendentes, com autonomia para fazer uso dos conhecimentos científicos como instrumento de intervenção na realidade.

Biografia do Autor

Sandro Bochenek, UEL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Graduado em letras, mestre em Educação pela UNESP, doutorando em Estudos da Linguagem pela UEL. Editor gerente da Revista Entretextos/UEL.

Elizete Simonelli de Souza, Ctesop

Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, docente da Rede Estadual de Educação do Paraná e do Curso de Pedagogia da Unimeo Ctesop

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Publicado

17-12-2019

Como Citar

BOCHENEK, Sandro; SOUZA, Elizete Simonelli de. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA: REFLEXÕES ACERCA DA INTERVENÇÃO DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 19, n. 2, 2019. DOI: 10.25110/educere.v19i2.2019.6990. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/6990. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão