CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA: REFLEXÕES ACERCA DA INTERVENÇÃO DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.25110/educere.v19i2.2019.6990Resumo
A psicopedagogia é uma ciência que estuda a aprendizagem humana, tanto nos aspectos psicológicos como cognitivos. A intenção deste texto é refletir sobre a importância do trabalho do psicopedagogo na instituição escolar, como mais um profissional que atua por meio de um processo investigativo, a fim de entender e intervir nas causas do fracasso escolar. Sua atuação se processa em vários setores, tais como assessoria aos professores no planejamento das intervenções pedagógicas em sala de aula; orientação às famílias, aos alunos; auxílio à equipe pedagógica; entre outros. O presente trabalho empreende uma pesquisa bibliográfica como pressuposto metodológico, por meio da qual se buscou entender os desafios atualmente enfrentados na luta por uma educação pública de qualidade, para que os estudantes tenham acesso, permanência e sucesso em suas trajetórias escolares; se apropriem do saber científico historicamente acumulado; sejam capazes de situar-se e entender o contexto social em que estão inseridos; compreendam-se como sujeitos aprendentes, com autonomia para fazer uso dos conhecimentos científicos como instrumento de intervenção na realidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.