A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E O ENFRENTAMENTO DO SISTEMA CAPITALISTA-NEOLIBERAL NO PENSAMENTO DE LENIO STRECK
DOI:
https://doi.org/10.25110/rcjs.v28i1.2025-11550Palavras-chave:
Neoliberalismo, Precarização do trabalho, Justiça social, Pensamento de Lenio StreckResumo
O presente trabalho tratou de analisar a precarização do trabalho, através da conjuntura atual da expansão do pensamento neoliberal. O objetivo principal foi verificar as novas formas de trabalho decorrentes desse modelo de pensamento, utilizando-se de pesquisa bibliográfica através de livros e artigos científicos, bem como em sites (google acadêmico e scielo) acerca dos assuntos correlatos ao tema. Ademais, pretendeu-se analisar, em breve síntese, o sistema capitalista contemporâneo e fazer um contraponto entre o neoliberalismo e a democracia como modelos que se repelem, no âmbito da temática desta pesquisa. Por fim, concluiu-se que, apesar do esvaziamento crescente dos direitos fundamentais em nome de um sistema perverso que se sobrepõe ao bem comum dos cidadãos e da coletividade, é possível vislumbrar a justiça social, como elemento de resgate do espírito da nova ordem internacional instituída pós-guerra, a qual estabeleceu os direitos fundamentais-socias com o fim de salvaguardar a dignidade da pessoa humana.
Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços da era digital / Ricardo Antunes. – 2. Ed. – São Paulo: Boitempo, 2020.
BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no ocidente. São Paulo: Politeia, 2019.
CAPELLETTI, Mauro. Acesso à justiça. Tradução de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre, Fabris, 1988.
INZUNGA H., Jorge Luis. O neoliberalismo nas políticas educativas no Chile: da imposição ao consenso. FOCO – Ano 4 – Nº 5 – Julho/Dezembro 2013.
OLIVEIRA, Sulen; MACHADO, Cristiani; HEIN, Aléx. Reformas da Previdência Social no Chile: lições para o Brasil. Cadernos de Saúde Pública 2019; 35(5): e00045219.
SANTOS, Boaventura Sousa. Poderá o direito ser emancipatório? Revista Crítica de Ciências Sociais, 65, Maio 2003: 3-76.
SOUZA, Jessé. A Ralé Brasileira: Quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
STRECK, Lenio Luiz. Jurisdição Constitucional e Hermenêutica: Perspectivas e possibilidades de concretização dos direitos fundamentais-sociais no Brasil. Novos Estudos Jurídicos – Volume 8 – Nº 2 – p. 257-301, maio/ago. 2003.
SUPIOT, Alain. O espírito de Filadélfia: a justiça social diante do mercado total/Alain Supiot, traduzido por Tânia do Valle Tschiedel. – Porto Alegre: Sulina, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIPAR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.




