O PROFESSOR MEDIADOR

Autores

  • Simone Sponholz

Resumo

O presente artigo científico teve por objetivo mostrar a nova dimensão do professor dentro do processo ensino-aprendizagem em decorrência das mudanças sócio-culturais que vivemos e que afetaram consideravelmente o contexto do ensino e, por conseguinte, a atividade dos docentes. A base teórica do trabalho foi constituída pela Pedagogia Histórico-Crítica, pela Pedagogia da Autonomia e pela obra de Comenius, a Didática Magna. Assim, dentre tantos aspectos que envolvem o ato de ensinar, analisar o papel do educador tornou-se essencial na medida que as correntes pedagógicas valorizaram sobremaneira a participação do aprendiz no processo de construção do conhecimento, destacando assim a mudança do papel do professor, que de mero transmissor de conhecimentos passou a ter a importante atribuição de ser um mediador. Por conseguinte, analisar as novas relações que se estabelecem entre aluno, professor e o objeto de conhecimento dentro de um processo de ensino- aprendizagem mostrou-se imprescindível para bem compreendermos esta nova concepção de educação centralizada no educando.

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Como Citar

SPONHOLZ, Simone. O PROFESSOR MEDIADOR. Revista de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIPAR, [S. l.], v. 6, n. 2, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/juridica/article/view/1310. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

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Artigos