O necessário desenvolvimento do senso críticoreflexivo no ensino jurídico

Paulo Cezar dos Passos

Resumo


O presente artigo trata da necessidade de ser desenvolvido durante o aprendizado do ensino jurídico o senso crítico-refl exivo no aluno. Para tanto, desenvolve-se a idéia de que a práxis do ensino da ciência do direito está fundada no dogmatismo jurídico, sob o império de uma inexistente neutralidade do direito. Essa linha de ensino aliena o aluno da realidade, fazendo com que a
academia seja local da reprodução da idéia da classe dominante, a qual reproduz sua dominação, agora sob o manto da legitimidade, no seio da comunidade acadêmica. A insufi ciência desse modelo implica na construção de novos paradigmas, fundados na consecução dos fi ns dos Estados democráticos: a
realização concreta dos direitos fundamentais. Tal fim somente ocorrerá com atitudes dos envolvidos no processo de construção do conhecimento, assumindo suas responsabilidades, envolvendo-se com a sociedade e, desse modo, dando
instrumentos para desenvolvimento do senso crítico-refl exivo do aluno, o que possibilitará a construção de uma sociedade mais justa e igual.

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