Integração escolar das pessoas portadoras de deficiência: uma busca da educação para todos

Autores

  • Kátia da Silva Soares Barroso

Resumo

O estudo apresenta uma análise sobre o acesso à educação das pessoas
portadoras de defi ciência, tendo em conta o princípio da igualdade assegurado na
Constituição Federal de 1988. Em seguida, aborda a questão da difi culdade de
um conceito único para a defi nição de pessoa portadora de defi ciência, trazendo
as defi nições oferecidas nas convenções, tratados, leis e decretos. Trata, ainda,
sobre a inclusão das pessoas portadoras de defi ciência ao longo do tempo e do
seu acesso à educação diante da atual situação do ensino brasileiro. Na seqüência,
examina os pontos positivos e negativos das três espécies de escolas existentes:
a regular, representada pela homogeneidade que aliena; a especial, representada
pela proteção que segrega e, por fi m, a escola inclusiva, considerada ideal, pois
visa acabar com a segregação, favorecendo as interações sociais de estudantes
portadores de defi ciência com estudantes considerados normais. Apresenta os
obstáculos para a implantação dessa escola, em especial a resistência dos pais,
do poder público, dos educadores e da própria pessoa portadora de defi ciência,
demonstrando, por outro lado, a possibilidade de superação e obtenção de
resultados positivos. Conclui sustentando ser imprescindível uma mudança
completa de atitudes da escola regular para que a integração escolar alcance seus
objetivos: uma educação para todos.

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Publicado

18-04-2008

Como Citar

Barroso, K. da S. S. (2008). Integração escolar das pessoas portadoras de deficiência: uma busca da educação para todos. Revista De Ciências Jurídicas E Sociais Da UNIPAR, 10(1). Recuperado de https://revistas.unipar.br/index.php/juridica/article/view/645

Edição

Seção

Artigos