Ensino jurídico transformador

Autores

  • José Vinicius de Sousa Rocha

Resumo

Visa este trabalho a discutir sobre a realidade do ensino jurídico
no Brasil, apontando seus principais gargalos de inefi cácia e buscando saídas
para uma nova visão de ensino, de olhos postos na transformação da sua própria
metodologia, da prática jurídica e do tecido social em que está inserido. O
método utilizado resume-se, praticamente, à pesquisa bibliográfi ca, combinada
com a experiência vivenciada nos meios acadêmicos e na prática forense. Buscase
analisar a maneira como o ensino jurídico tem sido abordado nas escolas
brasileiras em geral e que mudanças seriam necessárias para que se atingisse a
sublime fi nalidade de dotar o discente e futuro profi ssional de bagagem sufi ciente
para tornar realidade o fi m a que o Direito se destina por vocação: estabelecer a
justiça e, sobretudo, a justiça social.

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Publicado

18-04-2008

Como Citar

ROCHA, José Vinicius de Sousa. Ensino jurídico transformador. Revista de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIPAR, [S. l.], v. 10, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/juridica/article/view/647. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos