O CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: UMA VISÃO CONSTITUCIONAL

Autores

  • José Laurindo de Souza Netto
  • Horácio Monteschio

DOI:

https://doi.org/10.25110/rcjs.v23i1.2020.8258

Resumo

O Código de Processo Civil possui estreita vinculação com a Constituição Federal de 5 de outubro de 1988, dentro dessa relação íntima os seus princípios acabam por irradiar seus efeitos para todas as searas do Processual Civil. Porém, essa área, no modo como vem sendo exercida na prática, ocasionou a burocracia exacerbada dos formalismos processuais em prejuízo da concretude do próprio Direito. Essa problemática incita a discussão sobre a aplicação dos princípios à luz da hermenêutica constitucional, sendo, em função da relevância do tema para a efetivação de direitos dos jurisdicionandos, então analisada através de indicação bibliográfica atinente, pretendendo-se desenvolver raciocínios estruturantes acerca da imprescindibilidade de desburocratizar o sistema jurídico processual e principiológico vigente.

Biografia do Autor

José Laurindo de Souza Netto

Mestre e Doutor pela Universidade Federal do Paraná UFPR. Pós-doutor pela Faculdade de Direito da Universidade Degli Studi di Roma La Sapienza. Com Estágio de Pós-doutorado em Portugal e Espanha. Professor de direito processual no curso de mestrado da Universidade Paranaense. UNIPAR, na União Educacional de Cascavel (UNIVEL) e na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Autor de livros e diversos artigos jurídicos publicados em revista nacionais e internacionais. Parecerista de artigos acadêmicos, palestrante e conferencista no Brasil e no Exterior.

Horácio Monteschio

Doutor em Direito pela FADISP. Mestre em Direitos da Personalidade pela UNICESUMAR. Com Estágio de Pós-doutorado pelo UNICURITIBA. Pós-Doutor em Direitos Humanos pelo Ius Gentium Conimbrigae da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra-Portugal. Professor de direito processual no curso de graduação e mestrado da Universidade Paranaense. UNIPAR. Professor do UNICESUMAR.

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

Souza Netto, J. L. de, & Monteschio, H. (2020). O CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: UMA VISÃO CONSTITUCIONAL. Revista De Ciências Jurídicas E Sociais Da UNIPAR, 23(1). https://doi.org/10.25110/rcjs.v23i1.2020.8258

Edição

Seção

Artigos