EXCLUÍDOS DAS RELAÇÕES DE CONSUMO: O DIREITO DO CONSUMIDOR E AS CONTRADIÇÕES DA SOCIEDADE DE CONSUMO

Autores

  • Baruana Calado dos Santos
  • Luiza Maria de Assunção
  • Naiara Signorelli

DOI:

https://doi.org/10.25110/rcjs.v24i2.2021.8921

Resumo

Este trabalho, de cunho bibliográfico, visa perquirir criticamente as razões socioeconômicas que levam o direito do consumidor a assumir centralidade nos debates atuais, com a finalidade de ponderar sobre os excluídos da sociedade de consumo. Por meio de um olhar sociojurídico, busca-se compreender a formação da sociedade de consumo, o destaque do direito do consumidor nessa sociedade e o problema dos excluídos socialmente que deixam de integrá-la e, portanto, deixam de obter a tutela desse direito. Destacam-se as contradições da sociedade de consumo capitalista, que ao mesmo tempo que gera, por um lado, a demanda por consumidores, o que requer a sua proteção por meio do direito, por outro lado, produz a pobreza impossibilitadora de qualquer prática de consumo e de cidadania.

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Publicado

22-09-2022

Como Citar

SANTOS, Baruana Calado dos; ASSUNÇÃO, Luiza Maria de; SIGNORELLI, Naiara. EXCLUÍDOS DAS RELAÇÕES DE CONSUMO: O DIREITO DO CONSUMIDOR E AS CONTRADIÇÕES DA SOCIEDADE DE CONSUMO. Revista de Ciências Jurídicas e Sociais da UNIPAR, [S. l.], v. 24, n. 2, 2022. DOI: 10.25110/rcjs.v24i2.2021.8921. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/juridica/article/view/8921. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos