MELHORIA DOS NÍVEIS DE LITERACIA PARA A SAÚDE E DO CUIDADO DE SI DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE APÓS UM CURSO SOBRE AUTOCUIDADO

Autores

  • João Guilherme Bentes Araújo Rodrigues
  • Rosane Aparecida Sousa
  • Maria Rosilene Cândido Moreira

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i7.2023-008

Palavras-chave:

Agentes Comunitários de Saúde, Autocuidado, Promoção da Saúde, Saúde do Trabalhador

Resumo

Introdução: o cuidado de si pode ser entendido como o conjunto de atitudes relacionais consigo, com o outro e com o mundo, possibilitando a realização de ações que resultem na autotransformação. Alinhado a isto, insere-se a Literacia para Saúde (LS), que é definida como a capacidade do indivíduo em acessar, processar, interpretar e aplicar informações de saúde nas suas práticas cotidianas. Objetivo: apreender as percepções de agentes comunitários de saúde (ACS) sobre os efeitos de um curso de promoção ao cuidado de si, com ênfase na LS e adoção de comportamentos saudáveis. Método: estudo com abordagem mista, do tipo pesquisa-intervenção, com 55 ACS de um município do sul cearense. O curso teve como temática a promoção da alimentação saudável e atividade corporal, sendo realizado durante o mês de abril de 2022, em encontros semanais com duração de quatro horas cada, perfazendo um total de 16 horas, nos quais os participantes exercitaram a simulação de pratos saudáveis e praticaram Lian Gong em 18 terapias (LG18T). Para a coleta de dados, foi utilizado o questionário europeu European Health Literacy Survey (HLS-EU-Br) e realizadas entrevistas semiestruturadas, que ocorreram antes e após a intervenção, cujos relatos foram analisados com auxílio do software IRaMuTeQ pela Análise de Similitude e discutidos à luz do referencial teórico do Cuidado de Si. Resultados: Os resultados ilustraram melhoria significativa dos níveis de Literacia para a Saúde e de mudanças positivas no cuidado de si após a intervenção. Foi possível identificar nos relatos dos participantes os pilares do Cuidado de Si, especialmente os que se referem a ocupar-se de si e realizar ações de si para consigo, como a adoção de alimentação saudável e prática corporal/atividade física estimulada pelo LG18T. Considerações Finais: o curso foi considerado positivo e transformador para os ACS, que ressignificaram seus modos de vida e inseriram comportamentos mais saudáveis em seus cotidianos, produzindo e transformando o próprio viver.

Referências

AGUAYO-VERDUGO, N.; VALENZUELA-SUAZO, S.; LUENGO-MACHUCA, L. Autocuidado, alfabetização em saúde e controle glicêmico em pessoas com diabetes mellitus tipo 2. Sick Cienc., Concepción, v. 25, n. 21, p. 1-12, 2019.

ALVES, A. F. M. O. et al. Avaliação do conhecimento de agentes comunitários de saú-de acerca do tema diabetes mellitus após a realização de uma intervenção educativa. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v.27, n.5, p.3373-3389, 2023.

ANTUNES, M.T.O. et. al. Pesquisa intervencionista e mestrados profissionais: perspec-tivas de sua prática nos cursos da área de gestão. Indagatio Didactica, v. 8, n.3, p. 53-68, 2016.

CAMARGO, B.V; JUSTO, A.M. Tutorial para uso do software IRaMuTeQ. Floria-nópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2021. Disponível em: http://iramuteq.org/documentation/fichiers/Tutorial%20IRaMuTeQ%20em%20portugues_22.11.2021.pdf.

CARNUT, L. Cuidado, integralidade e atenção primária: articulação essencial para refle-tir sobre o setor saúde no Brasil. Saúde em Debate, v. 41, n. 115, p. 1177-1186, 2017.

CENTENARO, A. P. F. C. et al. Autocuidado de catadores de material reciclável: ações de Enfermagem à luz da Pesquisa Convergente-Assistencial. Escola Anna Nery, v. 26, n. , p. e20210111, 2022.

CHEHUEN-NETO, J.A. et al. Letramento funcional em saúde nos portadores de doen-ças cardiovasculares crônicas. Cienc. saude colet., v. 24, n.3, p. 1121-1132, 2017.

ELIAS, E. A.; SOUZA, I. E. O.; VIEIRA, L. B. Significados do cuidado-de-si-mesmas de mulheres profissionais de enfermagem em uma unidade de pronto atendimento. Es-cola Anna Nery, v. 18, n. 3, p. 415-420, 2014.

FERREIRA, E. S. et al. A relevância do cuidado de si para profissionais de enferma-gem. Cienc Cuid Saude, v. 14, n.1, p. 978-985, 2015.

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito: curso dado no College de France (1981-1982). Tradução de Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006. 680 p.

FRANCO, J.R. et al. Análise do comportamento de promoção da saúde e do bem-estar pessoal em universitários. Rev. APS, v. 22, n.1, p. 7-22, 2019.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativa de População – Assa-ré – Censo 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/assare/panorama. 2022.

LEAVELL, H.; CLARK, E.G. Medicina preventiva. São Paulo: McGrawHill do Bra-sil; 1976.

LIMA, J.P. et al. Functional health literacy in older adults with hypertension in the fa-mily health strategy. Rev Bras Enferm, v. 73, supl.3, p. e20190848, 2020.

MINAYO, M.C.S. Amostragem e Saturação em Pesquisa Qualitativa: consensos e con-trovérsias. Revista Pesquisa Qualitativa, v.5, n. 7, p. 1-12, 2017.

MOLSTER, C.M. et al. The Evolution of Public Health Genomics: Exploring Its Past, Present, and Future. Front Public Health, v.4, n.6, p. 247, 2018.

MOTA-SANTOS, C.; AZEVEDO, A. P. de.; LIMA-SOUZA, Érica. A Mulher em Tri-pla Jornada: Discussão Sobre a Divisão das Tarefas em Relação ao Companheiro. Revis-ta Gestão & Conexões, v. 10, n. 2, p. 103–121, 2021.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. The World Health Report 2000. Health systems: improving performance. Genebra, Suíça: OMS, 2000.

PEREIRA, D. da S.; PEREIRA, S. D. C. Uma Leitura da Hermenêutica do Sujeito: o cuidado de si como cuidado com o outro e a formação docente. Simpósio Internaci-onal de Educação e Comunicação - SIMEDUC, n. 9, 2018. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9471.

PEREIRA, E.C. O cuidado de si de profissionais da atenção básica que atuam com as práticas integrativas e complementares em uma região do município de São Pau-lo. São Paulo, 2020. 103 p. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo, 2020.

PERES, F.; RODRIGUES, K. M.; SILVA, T. L. Literacia em Saúde. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2021. 154p.

PINHEIRO, L.S. et al. Quality of life and work improvements according to community health agents. Rev Bras Med Trab, v. 17, n. 2, p.180-187, 2019.

PIRROLAS, O. A. C.; CORREIA, P. M. A. R. Profissão, família e educação – concili-ação da tripla jornada: uma questão de políticas e práticas organizacionais ou uma ques-tão de sexo? Revista da FAE, v. 23, n.1, p. 7-22, 2020.

RANDOW, R. et al. Lian Gong em 18 terapias como estratégia de promoção da saúde. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, v. 30, n. 4, p. 1-10, 2017.

RODRIGUES, L. dos S.; SCHERER, A. A.; MOREIRA, N. M. Intervenção educativa com agentes comunitários de saúde sobre giardíase em região de fronteira - Foz do Igu-açu. Arq. Cienc. Saúde UNIPAR, v. 23, n. 2, p, 89-95, 2019.

SABOGA-NUNES, L. et. al. Níveis de alfabetização/Literacia para saúde em duas po-pulações de diferentes níveis de escolaridade. In: Boff, E. T.; Araujo, M. C., Carvalho, G.S. Interações entre conhecimentos, valores e práticas na educação em saúde. Edi-tora Unijui, 2016.

SABOGA-NUNES, L.; SØRENSEN, K. The European Health Literacy Survey (HLS-EU) and its Portuguese Cultural Adaptation and Validation (HLS-PT). Aten Primaria, v. 45, n. 46, 2013.

SALVADOR, P. T. C. O. et al. Uso do software iramuteq nas pesquisas brasileiras da área da saúde: uma scoping review. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, v. 31, supl. 1, p. 1-9, 2018.

SOBRINHO, H. S. et al. O cuidar de si para promoção da saúde: os cuidados da enfer-magem. Cienc Cuid Saude, v. 14, n.1, p. 941-94, 2015.

STARFIELD, B. et al. The concept of prevention: a good idea gone astray? J Epidemi-ol Community Health, v. 62, n.7, p. 580-583, 2008.

TESSER, C. D. Prevenção quaternária para a humanização da atenção primária à saúde. Mundo Saúde, v. 36, n.3, p. 416-426, 2012.

TESSER, C. D. Why is quaternary prevention important in prevention? Revista de Sa-úde Pública, v. 51, n.1, p. 116, 2017.

VAZ DE ALMEIDA, C.; VEIGA, A. Literacia em saúde e capacitação do idoso na prevenção da diabetes mellitus tipo2 em contexto comunitário. JIM - Jornal de Investi-gação Médica, v. 1, n. 2, p. 6–21, 2020.

XAVIER, A. P. et al. Ressignificando o cuidado de si na enfermagem: percepções de uma equipe. Rev enferm UFPE on line., v. 11, n.3, p. 1179-1188, 2017.

Downloads

Publicado

18-07-2023

Como Citar

RODRIGUES, João Guilherme Bentes Araújo; SOUSA, Rosane Aparecida; MOREIRA, Maria Rosilene Cândido. MELHORIA DOS NÍVEIS DE LITERACIA PARA A SAÚDE E DO CUIDADO DE SI DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE APÓS UM CURSO SOBRE AUTOCUIDADO. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 7, p. 3364–3384, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i7.2023-008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10094. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos