MELHORIA DOS NÍVEIS DE LITERACIA PARA A SAÚDE E DO CUIDADO DE SI DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE APÓS UM CURSO SOBRE AUTOCUIDADO

Autores

  • João Guilherme Bentes Araújo Rodrigues
  • Rosane Aparecida Sousa
  • Maria Rosilene Cândido Moreira

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i7.2023-008

Palavras-chave:

Agentes Comunitários de Saúde, Autocuidado, Promoção da Saúde, Saúde do Trabalhador

Resumo

Introdução: o cuidado de si pode ser entendido como o conjunto de atitudes relacionais consigo, com o outro e com o mundo, possibilitando a realização de ações que resultem na autotransformação. Alinhado a isto, insere-se a Literacia para Saúde (LS), que é definida como a capacidade do indivíduo em acessar, processar, interpretar e aplicar informações de saúde nas suas práticas cotidianas. Objetivo: apreender as percepções de agentes comunitários de saúde (ACS) sobre os efeitos de um curso de promoção ao cuidado de si, com ênfase na LS e adoção de comportamentos saudáveis. Método: estudo com abordagem mista, do tipo pesquisa-intervenção, com 55 ACS de um município do sul cearense. O curso teve como temática a promoção da alimentação saudável e atividade corporal, sendo realizado durante o mês de abril de 2022, em encontros semanais com duração de quatro horas cada, perfazendo um total de 16 horas, nos quais os participantes exercitaram a simulação de pratos saudáveis e praticaram Lian Gong em 18 terapias (LG18T). Para a coleta de dados, foi utilizado o questionário europeu European Health Literacy Survey (HLS-EU-Br) e realizadas entrevistas semiestruturadas, que ocorreram antes e após a intervenção, cujos relatos foram analisados com auxílio do software IRaMuTeQ pela Análise de Similitude e discutidos à luz do referencial teórico do Cuidado de Si. Resultados: Os resultados ilustraram melhoria significativa dos níveis de Literacia para a Saúde e de mudanças positivas no cuidado de si após a intervenção. Foi possível identificar nos relatos dos participantes os pilares do Cuidado de Si, especialmente os que se referem a ocupar-se de si e realizar ações de si para consigo, como a adoção de alimentação saudável e prática corporal/atividade física estimulada pelo LG18T. Considerações Finais: o curso foi considerado positivo e transformador para os ACS, que ressignificaram seus modos de vida e inseriram comportamentos mais saudáveis em seus cotidianos, produzindo e transformando o próprio viver.

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Publicado

18-07-2023

Como Citar

RODRIGUES, João Guilherme Bentes Araújo; SOUSA, Rosane Aparecida; MOREIRA, Maria Rosilene Cândido. MELHORIA DOS NÍVEIS DE LITERACIA PARA A SAÚDE E DO CUIDADO DE SI DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE APÓS UM CURSO SOBRE AUTOCUIDADO. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 7, p. 3364–3384, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i7.2023-008. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10094. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos