VALIDAÇÃO DE SIMULADOR DE EMISSÕES OTOACÚSTICAS PARA O ENSINO EM AUDIOLOGIA

Autores

  • Cristiane Guerreiro Pereira Abdul Massih Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Marília Santa Brígida Silva Jorge Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Christiane de Carvalho Marinho Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Renata Cunha Silva Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Anderson Bentes de Lima Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Kátia Simone Kietzer Universidade do Estado do Pará (UEPA)

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i8.2023-011

Palavras-chave:

Emissões Otoacústicas Espontâneas, Ensino, Treinamento por Simulação, Aplicativos móveis, Fonoaudiologia

Resumo

O teste Emissões Otoacústicas (EOA) é parte da avaliação Audiológica para detecção precoce da surdez na infância. Desse modo, o aprendizado das EOA na graduação do curso de Fonoaudiologia é fundamental conforme a Diretriz Curricular Nacional (DCN). As diretrizes educacionais sugerem a inclusão de tecnologias de informação no ensino da graduação para melhor desempenho dos futuros profissionais da saúde. Objetivo: Validar o protótipo simulador OTOBABY para o Teste de Emissões Otoacústicas como ferramenta de ensino em Fonoaudiologia. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica, experimental, com a participação de dez fonoaudiólogos professores e/ou preceptores, denominados juízes e 20 alunos de graduação de Fonoaudiologia em Belém do Pará/Brasil. Os juízes responderam a um questionário de validação de Escala Likert sobre a usabilidade e efetividade do simulador OTOBABY como ferramenta de ensino. Os alunos participaram de um curso de capacitação com o uso do protótipo e foram avaliados com checklists antes e depois do curso para a verificação da eficácia do simulador como instrumento de ensino. Os dados foram analisados  estatisticamente com o teste de Wilcoxon. Resultados: O simulador alcançou 98% de aprovação como ferramenta de ensino para as EOA pelos juízes. Quanto a habilidade dos alunos, observou-se que era de 60,3%, antes do curso, obtendo-se um desempenho de 97,7% após curso com o OTOBABY. Conclusão: Conclui-se que o protótipo simulador OTOBABY foi aprovado e validado como um instrumento facilitador do aprendizado das Emissões Otoacústicas no ensino da prática Audiológica.

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Publicado

09-08-2023

Como Citar

MASSIH, Cristiane Guerreiro Pereira Abdul; JORGE , Marília Santa Brígida Silva; MARINHO, Christiane de Carvalho; SILVA , Renata Cunha; DE LIMA, Anderson Bentes; KIETZER , Kátia Simone. VALIDAÇÃO DE SIMULADOR DE EMISSÕES OTOACÚSTICAS PARA O ENSINO EM AUDIOLOGIA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 8, p. 4289–4306, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i8.2023-011. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10332. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos