AVALIAÇÃO DO ALFABETISMO EM SAÚDE BUCAL DOS RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE ODONTOLOGIA UNINASSAU RECIFE

Autores

  • Thuanny Silva de Macêdo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Alícia Marcelly Souza de Mendonça Silva Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
  • Ana Cláudia da Silva Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
  • Beatriz Lira Tavares de Melo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
  • Bruna Santana Silva Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
  • Giovana Pereira de Holanda Santos Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
  • Maria Eduarda Ferreira da Silva Santos Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
  • Mikael Maik dos Santos Melo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
  • Raquel Carvalho de Paula Ferreira Barros . Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
  • Raquel Carvalho de Paula Ferreira Barros Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)
  • Rute Oliveira dos Santos Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU)

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i8.2023-012

Palavras-chave:

Alfabetização em Saúde, Saúde Bucal, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: Analisar a influência do nível de alfabetismo dos pais e/ou responsáveis na saúde bucal de crianças e adolescentes atendidos na Clínica Escola de Odontologia do Centro Universitário Maurício de Nassau, em Recife. Métodos: Estudo de campo de desenvolvimento transversal e natureza observacional realizado na Clínica Escola de Odontologia do Centro Universitário Maurício de Nassau, no período de janeiro a abril de 2023. A amostra foi composta por 32 pais e/ou responsáveis. Os instrumentos de coleta utilizados foram: ficha específica, Índice de Placa Visível (IPV) modificado e Índice de dentes cariados, perdidos e obturados (CPO-D)/ Índice de dentes cariados, extraídos e obturados (ceo-d), Critério de Classificação Econômica (CCEB) e Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry – Brazil (REALD-B). Resultados: Observou-se uma predominância do acompanhamento materno nas consultas odontológicas de suas crianças/adolescentes. Quanto a procura por atendimento odontológico para seus filhos, a maioria afirmou buscar em caso de prevenção, diferente do resultado para o atendimento próprio, que prevaleceu os casos de tratamento. Ademais, ao associar o resultado obtido pelo CCEB e teste REALD-B, obteve-se que dos 19 participantes classificados como “ruim”, ao acertarem entre 0 a 18 palavras, 18 são da Classe “C-D,E”, com nível econômico médio-baixo. A inspeção de saúde bucal das crianças/adolescentes foi considerada razoável, com a média de 2 a 3 dentes acometidos, no entanto a faixa etária predominante da amostra variou entre 3 e 10 anos, ratificando o ínicio precoce dos problemas de saúde bucal. Conclusão: Foi observado uma associação entre o nível de alfabetismo em saúde bucal dos pais e/ou responsáveis e as condições clínicas de saúde bucal de suas crianças/adolescentes.

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Publicado

09-08-2023

Como Citar

DE MACÊDO, Thuanny Silva et al. AVALIAÇÃO DO ALFABETISMO EM SAÚDE BUCAL DOS RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE ODONTOLOGIA UNINASSAU RECIFE. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 8, p. 4307–4323, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i8.2023-012. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10422. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

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Artigos