PERCEPÇÃO DISCENTE A RESPEITO DA PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v28i1.2024-10586

Palavras-chave:

Enfermagem, Ensino Superior, Prática Profissional

Resumo

O estágio supervisionado é uma disciplina obrigatória para a formação e proporciona ao aluno vivenciar a prática profissional do enfermeiro. O objetivo foi avaliar a percepção do discente a respeito da prática do estágio supervisionado para a formação do enfermeiro. Pesquisa transversal, exploratória com abordagem qualitativa, realizada com acadêmicos do quinto ano do curso de enfermagem, de uma universidade pública do interior do Paraná. A coleta ocorreu em junho/2019 por meio de um roteiro semiestruturado. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo de Bardin (2011). Dez alunas participaram da pesquisa. A partir da análise dos dados emanaram duas categorias: categoria 1 - desenvolvendo habilidades e competências e categoria 2 - aprendendo com as dificuldades. O estágio supervisionado permite ao acadêmico ampliar a visão do papel do enfermeiro nos aspectos assistencial e gerencial. Estas situações colocam à prova a capacidade do acadêmico lançar mão de competências para a resolução de problemas, de estar aberto a capacidade de aprender a aprender, e de tornar-se um enfermeiro autônomo e independente.

Biografia do Autor

Donara Maria dos Santos, Graduada em Enfermagem- Universidade Estadual do Centro-Oeste

Residente em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 70ª edição. São Paulo, 2011.

BRASIL. Parecer CNE/CES nº 1.133, de 7 de agosto de 2001. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES nº 1.133, de 7 de agosto de 2001. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição. Brasília.

CRUZ, R. J.; SCHWEICKARDT, C. J.; ERNANDES, R. G. B. et al. A preceptoria em enfermagem na pandemia do COVID-19: Relato de experiência em uma unidade básica de saúde em CACOAL/RO. Saúde em Redes, 2021; v.7 (Supl.1).

DELLAROZA, M. S. G. et al. O ensino de gerência em enfermagem na graduação: uma revisão integrativa. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, v. 36, n. 1, p. 149-158, 2011. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/19229. Acesso em: 21 fev. 2021.

EVANGELISTA, D. L.; IVO, O. P. Contribuições do estágio supervisionado para a formação do profissional de enfermagem. Revista Enfermagem Contemporânea, v. 3, n. 2, p. 123-130, 2014. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/391/340. Acesso em: 19 fev. 2021.

FENTANES, L. R. C. et al. Autonomia profissional do enfermeiro: revisão integrativa. Cogitare Enferm., v. 16, n. 3, p. 530-535, 2011. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/24227/16242. Acesso em: 19 fev. 2021

MARCHIORO, D. et al. Estágio curricular supervisionado: relato dos desafios encontrados pelos (as) estudantes. Arq. Cienc. Saúde UNIPAR, v. 21, n. 2, p. 119-122, 2017. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5912. Acesso em: 20 fev. 2021.

RIBEIRO, J. M. S. Autonomia profissional dos enfermeiros. Revista de Enfermagem Referência, v. 3, n. 5, p. 27-36, 2011. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0874-02832011000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 21 fev. 2021

RIGOBELLO, J. L. et al. Estágio Curricular Supervisionado e o desenvolvimento das competências gerenciais: a visão de egressos, graduandos e docentes. Escola Anna Nery, v. 22, n. 2, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-81452018000200203&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 20 fev. 2021.

SILVA, M. S.; SILVA, I. C. M. da; RAVALIA, R. A. Ensino de Enfermagem: Reflexões Sobre o Estágio Curricular Supervisionado. REVISTA PRÁXIS, ano I, n. 1, 2009. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/542. Acesso em: 17 mar. 2021.

SILVA, O. G.; SOUZA, M. P.; BATISTA, N. A. et al. Estágio curricular supervisionado em autarquia profissional: contribuições para a formação em enfermagem. Enferm. Foco 2019; 10 (6): 205-211

WERNECK, M. A. F. et al. Nem tudo é estágio: contribuições para o debate. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. 1, p 221-231, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232010000100027&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 17 mar. 2021.

Downloads

Publicado

26-03-2024

Como Citar

MARIA DOS SANTOS, Donara; RODRIGUES HAMM, Juliana; MEIRA DA CRUZ, Francine; PADILHA ANDRADE BELTRAME, Briena; MENDES DOS SANTOS, Talita; ROSA HORST MASSUQUETO, Raphaella; BARBARA DE OLIVEIRA, Iria. PERCEPÇÃO DISCENTE A RESPEITO DA PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 102–114, 2024. DOI: 10.25110/arqsaude.v28i1.2024-10586. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10586. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos