ESTILO DE VIDA DE TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DE UM INSTITUTO FEDERAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Luciana Valadão Vasconcelos Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)
  • Magda Guimarães de Araujo Faria Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Rejane Eleuterio Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v27i10.2023-020

Palavras-chave:

Estilo de Vida, Educação, Pessoal de educação, Vigilância em Saúde do Trabalhador

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar o estilo de vida de trabalhadores da educação de um Instituto Federal durante o período de isolamento social provocado pela Covid-19. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, com objetivo descritivo, que utilizou para coleta de dados o questionário estilo de vida fantástico, o qual foi aplicado a trabalhadores da educação de um instituto federal do estado do Rio de Janeiro. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva. Participaram 69 trabalhadores, dos quais 58% eram docentes e 42% técnicos administrativos. Verificou-se que os trabalhadores, dentro do possível, alcançaram resultados promissores na maior parte dos domínios. Entretanto, critérios como atividade física, nutrição, sono, tipo de comportamento e introspecção demonstraram fragilidade. Conclui-se que os participantes aderem a um estilo de vida saudável, porém é necessário incentivar o desenvolvimento de projetos com abordagens de trabalho intersetoriais e multidisciplinares, promovendo, assim, uma participação coletiva na construção de ambientes escolares saudáveis e com ações voltadas à promoção de um estilo de vida adequado aos trabalhadores.

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Publicado

23-10-2023

Como Citar

ALVES, Luciana Valadão Vasconcelos; FARIA , Magda Guimarães de Araujo; FERREIRA, Rejane Eleuterio. ESTILO DE VIDA DE TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DE UM INSTITUTO FEDERAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 27, n. 10, p. 5774–5789, 2023. DOI: 10.25110/arqsaude.v27i10.2023-020. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10609. Acesso em: 26 dez. 2024.

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Artigos