Efeito do herbicida 2,4-D (Ácido 2,4-Diclorofenoxiacético) na morfologia e função renal de Ratos Wistar
Resumo
O herbicida 2,4-D (ácido 2,4-diclorofenoxiacético) tem elevado potencial tóxico podendo causar efeitos indesejáveis a curto e longo prazo por seu emprego prolongado em diversas culturas de frutas e cereais. O objetivo deste estudo foi observar o efeito do 2,4-D na função e estrutura renal de ratos Wistar através da avaliação da taxa de filtração glomerular (TFG), proteinúria e análise histológica. Foram utilizados 34 ratos Wistar (220-260 g) mantidos em gaiolas individuais, que foram separados em 2 lotes. No primeiro lote: G-I(n=5), G-II(n=4) e G-III(n=5) os animais receberam, respectivamente, por via oral, água, 2,5 e 5,0 mg/kg/dia de 2,4-D diluído em água durante 15 dias. No segundo lote: G-I(n=8), G-II(n=8) receberam, respectivamente, via oral, 2,5 e 5,0 mg/kg/dia de 2,4-D diluído em água e G-III(n=4) que recebeu água por 42 dias. Após o período de tratamento, fez-se coleta de sangue por punção cardíaca, urina de 24 horas e dos rins. Para análise histológica os rins foram fixados em “Bouin”, cortados em 5mm e corados pelo Tricrômico de Masson. Não foi observada alteração significativa (p<0,05) na TFG (G-I=7,3±0,8; G-II=7,0±0,9; G-III=7,6±0,6 mg/min/kg). Houve presença significativa de proteína na urina (p<0,05) nos animais que receberam o 2,4-D por 15 dias (G-I=3,7±07; G-II=21,3±2,9; G-III=22,9±7,9 mg/24 h). Entretanto, a análise histológica dos animais que receberam 2,4-D por 42 dias não mostrou presença de esclerose glomerular e fibrose tubulointersticial. Portanto, a proteinúria provocada pelo 2,4-D no período estudado não foi suficiente para provocar alterações na região tubulointersticial e nem na região glomerular dos rins destes animais.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.