Comportamento cardiovascular dos servidores da Universidade Estadual de Maringá quando submetidos a teste de esforço físico em cicloergômetro
Resumo
As doenças do sistema cardiovascular ocupam destaque entre as causas de morte nos paises industrializados. Sabe-se que a melhor forma de se evitar tais doenças como a hipertensão arterial é adotar hábitos de vida mais saudáveis, como uma boa alimentação, atividade física regular e evitar o tabagismo. Sendo assim, torna-se de fundamental importância, para indivíduos que possuem fatores de risco para tais doenças, saber como reage o sistema cardiovascular em resposta ao esforço físico. Neste estudo analisou-se o comportamento cardiovascular dos servidores da Universidade Estadual de Maringá. Observamos um total de 40% (10 casos) de hipertensão arterial na amostra feminina e de 57% (43 casos) na amostra masculina. Também observamos que para 12% (03 casos) da amostra feminina e para 7% (05 casos) da amostra masculina houveram alterações no traçado eletrocardiográfico e no comportamento cardíaco. Também observamos, tanto na literatura como nos testes, ser o sobrepeso um fator de risco para o surgimento da hipertensão arterial e que quanto maior o sobrepeso maior foi o nível de hipertensão arterial encontrado. Assim, sugerimos aos indivíduos hipertensos o controle do peso através de atividade física regular com o acompanhamento de um profissional qualificado.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.