Análise do Comportamento da Pressão Arterial de Indivíduos Sedentários e Atletas Durante Teste Ergométrico
Resumo
A atividade física por um lado e o sedentarismo por outro estão muito presentes no nosso dia-a-dia, por isso, procuramos verificar se existe diferença na pressão arterial de sedentários e na pressão arterial de atletas. Analisamos o teste de esforço feito por 49 indivíduos sedentários do sexo masculino na faixa etária de 30 a 45 anos, e 22 atletas do sexo masculino na faixa etária de 17 a 35 anos. Verificamos que 77,55% (38 indivíduos) da amostra de indivíduos sedentários foram considerados como normotensos e 22,45% (11 indivíduos) da amostra de sedentários foram definidos como hipertensos, já o grupo de atletas não apresentou nenhum caso de hipertensão, ficando assim, um grupo de 22 atletas normotensos (100%). Baseado na literatura estudada concluímos que: o treinamento físico aumenta a resistência cardiovascular, diminui o débito cardíaco e a resistência periférica, diminuindo assim os valores da pressão arterial. Existe diferença da pressão arterial média basal entre indivíduos treinados, sedentários normotensos e sedentários hipertensos e também durante teste ergométrico. Por isso o indivíduo sedentário necessita do acompanhamento de um profissional para a prática de atividade física regular.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.