DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA MÓVEL DE APOIO AO ENSINO DE INFECTOLOGIA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO EM FORTALEZA/CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v28i1.2024-10923

Palavras-chave:

Ensino Médico. Aplicativos Móveis. Infectologia

Resumo

O rápido avanço tecnológico na área da saúde tem impacto relevante e positivo na educação médica. O amplo uso de recursos digitais teve crescimento com a pandemia de Covid-19 e impulsionou a disponibilidade de novas formas de desenvolver o ensino por meio de plataformas digitais, para o ensino híbrido e EaD. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi elaborar uma plataforma móvel de suporte educacional em Infectologia para graduação em Medicina. Foi avaliada a aplicabilidade e usabilidade do sistema, o seu impacto na facilitação do ensino e o grau de satisfação do usuário com a nova ferramenta. Trata-se de um estudo quantitativo, experimental, descritivo, em que a plataforma desenvolvida foi avaliada por 42 estudantes de Medicina do quarto semestre do Centro Universitário Christus (Unichristus), por meio de questionários, visando estimar a repercussão nos diferentes cenários educacionais e o grau de satisfação com esse instrumento. Quanto à sua eficácia, foi aplicada a Escala de Usabilidade de Sistema (System Usabillity Scale - SUS). Como resultado, foi analisado que a plataforma apresentou o escore SUS de 84,64, com desvio-padrão de 13,8, sendo evidenciada uma correlação de Spearman estatisticamente significativa (p<0,05). Conclui-se que a plataforma móvel em infectologia é uma ferramenta com boa aceitabilidade e facilidade na utilização, permitindo uma alternativa de abordagem eficaz de ensino na graduação de medicina.

Biografia do Autor

Roseanne Rodrigues Martins Magalhães, Centro Universitario Unichristus

Médica Infectologista e Mestranda do MESTED da Unichristus 

Thamires Menezes de Albuquerque, Centro Universitario Unichristus

Estudante de Medicina e bolsista de IC da Unichristus

Pablo Antero Gomes de Matos, Centro Universitario Unichristus

Estudante de Medicina e bolsista de IC da Unichristus

Sarah Linhares Aragão de Rodrigues, Centro Universitario Unichristus

Estudante de Medicina e bolsista de IC da Unichristus

Paulo Goberlânio de Barros Silva, Centro Universitario Unichristus

Professor e Estatístico da Unichristus

Edgar Marçal de Barros Filho, Universidade Federal do Ceará

Professor. Dr. da Universidade Federal do Ceará. E também coordenador do NIT da Unichristus 

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Publicado

09-04-2024

Como Citar

MAGALHÃES, Roseanne Rodrigues Martins; ALBUQUERQUE, Thamires Menezes de; MATOS, Pablo Antero Gomes de; RODRIGUES, Sarah Linhares Aragão de; SILVA, Paulo Goberlânio de Barros; BARROS FILHO, Edgar Marçal de; MEDEIROS, Melissa Soares. DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA MÓVEL DE APOIO AO ENSINO DE INFECTOLOGIA PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO EM FORTALEZA/CE. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 264–282, 2024. DOI: 10.25110/arqsaude.v28i1.2024-10923. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10923. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos