TECNOLOGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O FORTALECIMENTO DO ACOMPANHAMENTO DA PUERICULTURA EM CRIANÇAS ÓRFÃS DO COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v29i1.2025-11373Palavras-chave:
Covid-19, Tecnologia educacional, Crianças órfãsResumo
Este estudo visa desenvolver e validar uma tecnologia educacional em saúde para fortalecer o acompanhamento da puericultura em crianças órfãs, devido à COVID-19. Fundamentado na necessidade de atenção integral a essa população vulnerável, a pesquisa aborda a criação de um Manual Digital como ferramenta de apoio à puericultura, destacando a importância de sensibilizar profissionais e preceptores sobre a utilização da Caderneta de Saúde da Criança e a melhoria dos indicadores da Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI). Além disso, busca estimar o ganho de aprendizado com o uso do Manual Digital por preceptores de Medicina, Enfermagem, Odontologia e profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF). A metodologia inclui o desenvolvimento do manual educativo, avaliação de sua aplicabilidade e impacto na facilitação do ensino e aprendizagem digital, além da análise do grau de satisfação dos usuários com a nova ferramenta. Os resultados indicaram altos índices de concordância entre os especialistas avaliadores. O Manual Digital demonstrou ser uma ferramenta eficaz para apoiar a puericultura, promovendo a utilização da Caderneta de Saúde da Criança além de possibilitar intervenções precoces em casos de atrasos no desenvolvimento infantil contribuindo para a melhoria dos indicadores da Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI). Entre os benefícios observados, destacam-se o aumento do conhecimento dos preceptores das áreas de Medicina, Enfermagem e Odontologia sobre práticas de puericultura e a ampliação do acesso às informações por meio de uma abordagem digital interativa. Este trabalho é relevante para aprimorar as políticas públicas e programas voltados para a proteção e cuidado integral das crianças órfãs, contribuindo para a redução das desigualdades e promoção da equidade em saúde.
Downloads
Referências
FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA INFÂNCIA. Desigualdades e impactos da COVID-19 na atenção à primeira infância. São Paulo: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, 2022.
GERMANI, A. C. C. G. et al. O uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) em experiências de pós-graduação sobre promoção da saúde no Brasil e na Costa Rica. Revista de Medicina, v. 92, n. 2, p. 97-103, 2013.
GORGENS, P. R. C; ANDRADE, P C R. Educação médica e tecnologias digitais de informação e comunicação: possibilidades e dilemas. Rev Méd Minas Gerais, v. 28, p. 01-10, 2018.
JESUS, W. de. Órfãos pela covid-19 demandam políticas de assistência a crianças e adolescentes. Jornal da USP, São Paulo, v. 1. n. 1, p. 1-10, dez. 2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/orfaos-pela-covid-19-demandam-politicas-de-assistencia-a-criancas-e-adolescentes/. Acesso em: 13 abr. 2024.
JONES, M.; WALKER, J.; JONES, E. Impact of COVID-19 on Child Development: A Systematic Review. Preprints 2023, 2023090241. https://www.preprints.org/manuscript/202309.0241/v1. Acesso em: 13 abr. 2024.
LEITE, A. E. et al. Unidade Amiga da Primeira Infância: Ineditismo de Fortaleza para o fortalecimento da puericultura. Fortaleza: Câmara Municipal de Fortaleza, 2022.
POLIT, D. F.; BECK, C. T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. São Paulo: Artmed, 2011.
PORTUGUÊS, A. M. C. Relatório de Estágio e Monografia intitulado “Saúde Global, Pneumónica e Covid-19: O que aprendemos desde 1918”. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) – Universidade de Coimbra, Coimbra, 2021. Disponível em: https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/99171/1/Documento%20U%cc%81nico%20Alda%20Portugue%cc%82s.pdf. Acesso em: 20 abr. 2024.
TEODORO, F. et al. Implicações das tecnologias de informação e comunicação no processo de educação permanente em saúde. Reciis – Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde, 2017 out-dez.; 11(4). Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br. Acesso em: 16 de jun. 2024.
SOUZA, F. M. de L. C. et al. Desenvolvimento de aplicativo móvel para o acompanhamento pré-natal e validação de conteúdo. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 1-12, dez. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/SktfCs9SXZH7MS9WS3kwf5K/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 abr. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






