Fisiopatologia da Osteoporose e o exercício físico como medida preventiva
Resumo
A osteoporose constitui-se a mais comum das doenças ósseas metabólicas, caracterizada por deteriorização microarquitetural do tecido ósseo, redução da massa óssea e elevado risco de fraturas, determinando mais um problema de saúde pública. Este trabalho de revisão teve como objetivo compilar textos de literatura referentes a morfofisiologia do tecido ósseo, fisiopatologia e fatores de risco da osteoporose. Descreve, ainda, sobre os efeitos benéficos do exercício físico, sobre o crescimento e a prevenção da perda da massa óssea, sendo necessário um protocolo de exercícios específicos para cada indivíduo.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.