Material De Acondicionamento E Embalagem Primário: Avaliação Da Permeabilidade Ao Vapor D\'água
Resumo
A ampla diversidade dos materiais de acondicionamento e embalagem (MAE) disponíveis no mercado, considerados elementos de segurança, informação e facilidade na administração dos medicamentos, tem permitido a manutenção da integridade dos diferentes componentes das formulações farmacêuticas. Garantindo prioritariamente, a estabilidade do fármaco durante todo período de estocagem, isolando o produto final, dos fatores externos que podem alterar sua conservação (ar, luz, umidade). A escolha do MAE adequado para cada produto, representa argumento constante de estudos. A determinação da transmissão de vapor d\'água (TVA) constitui parâmetro capaz de estabelecer a permeabilidade em membranas poliméricas, sendo considerado método simples quando comparado com estudos tradicionais de difusão, permitindo prever o comportamento e a integridade do MAE. A proposta deste estudo foi determinar a TVA em diferentes composições poliméricas (MAE primário) destinados para formas sólidas orais. A TVA foi investigada aplicando método padrão recomendado pela ASTM (American Society for Testing Material - EUA). Utilizando cúpulas de alumínio, modelo Braive Instruments (Payne permeability cup); e micrômetro (Mitutoyo). Os resultados obtidos demonstram que a TVA foi mais elevada na ordem Pet/Pe < Pe < MB < MC 40/30 < Pet < MC 60/20, para todas as diferentes composições poliméricas testadas (associações de polímeros plásticos ou de celulose). Entretanto, a análise estatística (ANOVA) sobre o conjunto dos dados gerados, demonstraram que apesar dos diferentes valores de TVA registrados, estes resultados não foram estatisticamente significativos. Estes resultados sugerem, para as amostras testadas, que a escolha do MAE apropriado, poderá basear-se, no custo final do produto.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.