Estudo das Inflamações e Infecções Cérvico-Vaginais Diagnosticadas pela Citologia
Resumo
A citologia de Papanicolaou tem papel importante no reconhecimento das lesões inflamatórias do sistema genital feminino. Ela permite avaliar a intensidade da reação inflamatória, acompanhar sua evolução e, em certos casos, determinar o agente causal. Desta forma, este trabalho objetivou determinar a freqüência de inflamações inespecíficas e infecciosas, bem como dos agentes etiológicos presentes nos exames citológicos analisados. Foi realizado um levantamento dos resultados de exames de Colpocitologia Oncótica realizados no período de 01 de julho de 1998 a 31 de julho de 1999 pelo Laboratório de Análises Clínicas São Camilo de Maringá-PR. Foram realizados 12.014 exames colpocitológicos, dos quais 8.219 (68,41%) foram casos inflamatórios, sendo 6.986 (58,15%) inflamatórios inespecíficos e 1.233 (10,26%) infecciosos. Candida sp foi o agente mais frequentemente encontrado, representando 61,31% dos casos infecciosos e 6,30% do total de exames analisados; em seguida observou-se: Gardnerella vaginalis (30,17% e 3,06%), Mobiluncus sp (3,65% e 0,37%), Leptothrix vaginalis (2,75% e 0,28%), Trichomonas vaginalis (1,70% e 0,18%), Herpex vírus (0,40% e 0,04%) e Chlamydia sp (0,32% e 0,03%). A freqüência de inflamações em geral no Laboratório São Camilo foi superior à citada pela literatura. A detecção citológica de Candida sp, Gardnerella vaginalis e Leptothrix vaginalis foi bastante satisfatória, sendo semelhante ao citado por outros autores. Para Mobiluncus sp e Trichomonas vaginalis a freqüência diagnóstica foi inferior a da literatura. O diagnóstico citológico de Chlamydia sp mostrou-se deficiente. O presente trabalho deve ser continuado para realizar estudos comparativos entre a citologia e outros métodos diagnósticos para microrganismos infecciosos cérvico-vaginais.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.