Alterações Epiteliais Benignas do Trato Genitl Feminino Causadas por Mudanças Celulares Reativas
Resumo
As alterações morfológicas benignas que podem ocorrer na cérvice uterina comumente trazem dificuldades diagnósticas, inclusive confusões com processos pré-neoplásicos e neoplásicos. Diversos são os fatores que podem causar danos em nível epitelial que são traduzidos à colpocitologia, através de alterações celulares reativas. Dentre os fatores causais podemos citar as inflamações provocadas por agentes biológicos, físicos e químicos. Este assunto é de suma importância, porém a literatura é escassa. Tendo em vista estas dificuldades, este trabalho consiste da revisão bibliográfica sobre tema com a seguinte abordagem: reparo tecidual, metaplasia escamosa, alterações inflamatórias e deficiência de folatos e/ou vitamina B12, bem como a descrição dos aspectos diagnósticos diferenciais com processos pré-neoplásicos.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.