IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NA AUTOIMAGEM EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v29i2.2025-11839Palavras-chave:
Autoimagem, Redes sociais online, Estética, Saúde mental, Estudantes de ciências da saúdeResumo
Objetivou-se verificar a relação do uso de redes sociais online na autoimagem e autoestima de estudantes universitários na perspectiva do gênero, no interior de Mato Grosso. Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa. Utilizou-se para a coleta de dados, um instrumento dividido em três componentes, o primeiro com itens relacionados ao perfil socioeconômico e as caraterísticas acadêmicas, o segundo com itens voltados ao uso de redes sociais e o terceiro componente relacionado a percepção sobre autoimagem, autovalor e autoestima. A amostra por conveniência foi composta por acadêmicos regularmente matriculados em um dos cursos da área da saúde de uma instituição de ensino superior em Mato Grosso, Brasil. Para as análises, empregou-se o teste de Qui-quadrado de Pearson (X²), sendo adotado nível de confiança de 95% e significância estatística valor p < 0,05. Participaram da pesquisa 164 estudantes. Na comparação entre os grupos, feminino e masculino, percebe-se que as mulheres apresentaram maior insatisfação com sua autoimagem (p= 0,025) e com a sua autoestima (p = 0,003). Conclui-se, desta forma, que as mulheres universitárias estão particularmente suscetíveis à pressão estética e à insatisfação com sua autoimagem devido ao uso de redes sociais.
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