PROMOÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE COM AS JUVENTUDES ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE UM JOGO DIGITAL SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v30i1.2026-12076Palavras-chave:
Enfermagem, Informática em enfermagem, Adolescentes, Métodos ContraceptivosResumo
O estudo teve como objetivo, desenvolver um jogo digital educativo que contribua com a educação em saúde e potencialização do conhecimento das juventudes sobre métodos de contracepção humana. Foi realizado um estudo metodológico realizado de 2018 à 2020 com as seguintes etapas: construção e validação com juízes da área de enfermagem de uma tecnologia, modelo jogo digital, com as juventudes que participam do Programa ‘Em Sintonia com a Saúde – S@S’ veiculado pela Web Rádio AJIR (Associação de Jovens de Irajá), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Esta pesquisa obteve aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UECE e seguiu em conformidade com a Resolução n. 466/2012. Assim, a validação pelos distintos grupos de juízes apontou: juízes da área da enfermagem com validação de conteúdo com Índice de Validade de Conteúdo global de 0,88, e alfa de Cronbach de 0,88; profissionais com experiência em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação com Suitability Assessment of Materials – SAM superior a 80% e pelo público-alvo com Índice de Validade de Conteúdo global de 0,91%. No que se refere à validação do software, conclui-se que os instrumentos elaborados contemplaram adequadamente os critérios técnicos (funcionalidade, usabilidade e eficiência), assim como os critérios de conteúdo (objetivos, conteúdo, relevância e ambiente), podendo ser empregados em outros estudos de validação de softwares para apoio ao cuidado educativo e ensino-aprendizagem para as juventudes. Deste modo, conclui-se que o jogo digital educativo validado junto ao público juvenil, apresentou-se como um recurso facilitador para assimilação dos conhecimentos e autocuidado na escolha dos métodos contraceptivos.
Downloads
Referências
ALEXANDRE, Neusa Maria Costa; COLUCI, Marina Z. de Oliveira. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 7, p. 3061-3068, 2011.
ARAÚJO, Wladimir José da Silva et al. Factors related to the initiation of early sexual practices in adolescence: an integrative review. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 14, p. 1-15, 2021.
BATISTA, Daniela Fabíola de Gouveia et al. Blog in the teaching of cardiopulmonary resuscitation: a tool for the nurse’s education. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, Divinópolis, v. 10, p. 1-10, 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes para o cuidado à saúde reprodutiva [livro eletrônico]. Fortaleza, CE: Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, 2024. 71 p.
CÓRDOVA, Valesca Alessandra Jurado et al. Creation and validation of an application for child pain assessment. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 10, p. 1-13, 2021.
DOAK, Cecilia C.; DOAK, Leonard G.; ROOT, Jane H. Teaching patients with low literacy skills. Philadelphia: J. B. Lippincott, 1996. 171 p.
FEHRING, Richard J. The Fehring model. In: CARROL-JOHNSON, Rose Marie; PAQUETTE, Mary (ed.). Classification of nursing diagnoses: proceedings of the tenth conference. Philadelphia: JB Lippincott, 1994. p. 55-57.
GARCIA, Cristiane; VALENTE, Nívea Tatiana Zubcov; PRADO, João Domingos The use of games in the teaching of accounting: Perceptions about the Deborah Game by undergraduate studentes of a public university. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 1, 2021.
KIPRUTO, Harrison et al. Use of Digital Health Interventions in Sub-Saharan Africa for Health Systems Strengthening Over the Last 10 Years: A Scoping Review Protocol. Frontiers in Digital Health, Lausanne, v. 4, p. 1-5, 2022.
MCEWEN, Melanie; WILLS, Evelyn M. Bases teóricas de Enfermagem. 4. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2016. 608 p.
MOTA, Lucas Fernandes. Avaliação e acompanhamento do desempenho em matemática por meio de um jogo digital. 2015. 153 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Informação) - Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, 2015.
NICE. National Institute for Health and Care Excellence. Contraceptive services for under 25s. 2014. Disponível em: https://www.nice.org.uk/guidance/ph51. Acesso em: 29 fev. 2019.
NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR. Micro TIC Domicílios. 2020. Disponível em: https://cetic.br/pt/arquivos/domicilios/2023/domicilios/. Acesso em: 23 fev. 2022.
OMS. Organização Mundial da Saúde. Saúde sexual, direitos humanos e a lei [e-book]. Porto Alegre: UFRGS, 2020. 88 p.
PATCHEN, Audra K. et al. Barreiras ao tempo ao ar livre das crianças: experiências de professores e diretores em escolas de ensino fundamental. Environmental Education Research, London, v. 30, n. 1, p. 16-36, 2024.
PENSAK, Meredith J. et al. Development and feasibility testing of a video game to reduce high-risk heterosexual behavior in spanish-speaking latinx adolescents: mixed methods study. JMIR Serious Games, Toronto, v. 8, n. 2, e17295, 2020.
PERDIGÃO, Dulce Maria et al. Teoria e prática da pesquisa aplicada. São Paulo: Elsevier-Campus, 2011. 475 p.
POLIT, Denise F.; BECK, Cheryl T. Nursing research: Generating and assessing evidence for nursing practice. 11. ed. Philadelphia, PA: Wolters Kluwer, 2019. 123 p.
POLIT, Denise F.; BECK, Cheryl T.; OWEN, Sarah V. O CVI é um indicador aceitável de validade de conteúdo? Avaliação e recomendações. Pesquisa em enfermagem e saúde, [S. l.], v. 30, n. 4, p. 459-467, 2007.
PRESSMAN, Roger; MAXIM, Bruce. Engenharia de Software-8a Edição. [S. l.]: McGraw Hill Brasil, 2016. 968 p.
REINOSO, Luciana Ferreira; NETO, Roberto Alves dos Reis; BRANDÃO, Ricardo Vasconcelos et al. A utilização de jogos digitais como ferramenta auxiliar no ensino especializado de deficientes visuais na disciplina de matemática. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, n. 9, p. 62090-62106, 2022.
RODRIGUES, Lívia Neves. Construção e validação de tecnologia educativa para cuidadores de criança com gastrostomia. 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2017.
SOUSA, Cássia Samara de; TURRINI, Ruth Nataly Teles; POVEDA, Vanessa Bettencourt. Tradução e adaptação do instrumento “Suitability Assessment Of Materials” (SAM) para o português. Revista Enfermagem UFPE online, Recife, v. 9, n. 5, p. 7854-7861, 2015.
TORRES, Raquel A. M. et al. Promotion of webcare in nursing through a webradio: knowledge of schoolage youth on collective health themes. International Journal of Development Research, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 25661-25666, 2019.
VASCONCELOS, Adriana Corrêa; NOVIKOFF, Cristina. The challenges if teachers in the use of educational technologies in project-based learning. Revista Valore, [S. l.], v. 5, p. 222-237, 2020.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008. 212 p.
VYGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander R.; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Pena Villalobos. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010. 234 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






