CONTRIBUIÇÃO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA DISCIPLINA DE ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA NA CONSOLIDAÇÃO DAS DCN E DO SUS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Resumo
Na busca da implantação dos preceitos das Diretrizes Curriculares Nacionais e também do Sistema Único de Saúde para os Cursos graduação em Odontologia, as Disciplinas de Odontologia em Saúde Coletiva I, II, III e IV da Unioeste, Campus de Cascavel, colocou em prática uma nova metodologia de ação nas suas práticas de educação em saúde. Foi desenvolvido um projeto, em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Cascavel, que teve por objetivo oferecer à população de um bairro socioeconomicamente desfavorecido, um modelo de atenção em saúde bucal que incluísse prioridade para a atenção básica, compreendendo o desenvolvimento de ações de natureza coletiva e individual, visando à promoção, recuperação e manutenção da saúde bucal da população em geral. Buscouse o aumento da resolutividade no atendimento, por meio da referência e contra-referência com as clínicas odontológicas da Unioeste, hierarquização da atenção e articulação do sistema de atenção à saúde bucal. A partir das atividades realizadas, verificou-se uma melhora no acesso da população às ações de saúde, tais como prevenção, tratamento e controle das doenças bucais, importantes, tanto para a consolidação das DCN no curso de Odontologia, bem como para a melhoria das ações do Sistema Único de Saúde no município.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.