ANÁLISE DE VARIÁVEIS HEMODINÂMICAS OBTIDAS EM TESTE DE ESFORÇO REALIZADO EM CICLOERGÔMETRO VERTICAL E HORIZONTAL
Resumo
O objetivo deste trabalho foi comparar as respostas emodinâmicas para teste de esforço realizado em cicloergômetro horizontal e vertical. O estudo caracterizou-se como pré-experimental, verifi cando-se as seguintes variáveis: consumo de oxigênio (VO2),freqüência cardíaca (FC) e pressão arterial (PA). A amostra compôs-se de 9 mulheres ativas, com médias de idade de 22 anos ±3,74, peso de 55,4 kg ±4,88, estatura de 1,67 m ±0,06, IMC 19,9kg/m2 ±2,21, percentual de gordura corporal de 19,5% ±6,32 e que não faziam uso de medicamentos. O tratamento estatístico descritivo consistiu de freqüência simples, média, percentual e desvio padrão; o teste de Student pareado (p≤0,05) foi empregado para comparação entre as médias. O tempo médio de duração do teste vertical foi 9,7min ±1,79 e do horizontal foi de 10,2min ±1,09, com incremento de carga de 20W/minuto. Os valores médios para VO2máx relativo foram de 45,7ml. kg.min-1 para o ciclo vertical e de 47,6ml.kg.min-1 para o horizontal. A média de FCmax foi 177bpm para vertical, enquanto na horizontal
foi 175bpm. Com relação à PA, na vertical, a média encontrada foi de 135mmHg para sistólica e 66mmHg para diastólica, enquanto na horizontal as médias foram de 148mmHg e 71mmHg, respectivamente. Conclui-se que a FCmax e o VO2máx atingidos em teste de esforço em bicicleta horizontal não diferem de forma signifi cativa em resposta ao mesmo teste realizado em bicicleta vertical. A FC mantém-se mais alta durante teste realizado em bicicleta vertical e tanto a pressão arterial sistólica quanto a diastólica mantêm-se mais altas em exercício
realizado em cicloergômetro horizontal.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.