PREVALÊNCIA DE FATORES DE RISCO CORONARIANO EM PRATICANTES de atividades aeróbiCas NO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA – MG
Resumo
O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência de fatores de risco coronariano em praticantes de atividades aeróbicas no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Utilizou-se de uma ação descritiva transversal, sendo avaliados 50 homens na faixa etária de 30 a 50 anos, por meio do questionário de risco coronariano da Michigan Heart Association (MCARDLE; KATCH; KATCH, 2001). A estatística empregada constituiu-se da análise descritiva, do cálculo do percentual da ocorrência do risco coronariano e do cálculo da taxa de prevalência de cada fator de risco. O risco coronariano médio obtido foi de 22,56 ± 3,70 (15 a 31) pontos, classificado como “risco médio”. Os resultados apontaram que 6% (n=3) da amostra foi classificada como “risco abaixo da média”; 58% (n=29), como “risco médio”; e 36% (n=18), como “risco moderado”. O fator de risco com maior prevalência esteve relacionado à hereditariedade (62%, n=31), seguido de sobrepeso (62%, n=31) e hipercolesterolemia (46%, n=23). Conclui-se que a prevalência de fatores de risco coronariano em praticantes de atividades aeróbicas no campus da UFV mostrou ser de “risco médio”. O sobrepeso foi o fator de risco modificável com maior possibilidade de intervenção, visando reduzir o nível de risco observado.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.