EFEITO DO TREINAMENTO FÍSICO COM DIFERENTES TEMPERATURAS NAS CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DO MÚSCULO SÓLEO DE RATOS
Resumo
O presente estudo teve por objetivo avaliar o efeito de diferentes temperaturas no músculo sóleo de ratos submetidos ao reinamento físico. Quinze ratos, da linhagem Wistar, machos, com idade de 100 ± 10 dias e peso variando entre 300 e 350 gramas, foram divididos em: Grupo Controle (n=5), Grupo 12ºC (n=5) e Grupo 33ºC (n=5). Os animais do grupo controle não realizaram o treinamento.Os grupos experimentais 12ºC e 33ºC foram exercitados por 5 semanas, 3 vezes por semana, inicialmente por 15 minutos, sendo o tempo aumentado gradualmente até 60 minutos. Os animais foram sacrifi cados 24h após o último dia de corrida e amostras do músculo sóleo foram coletadas e ongeladas em nitrogênio líquido. Cortes histológicos (8μm) foram submetidos à coloração por HE. No grupo G33ºC, osanimais apresentaram grande difi culdade para realizar a corrida, mostrando sinais de fadiga e exaustão. A avaliação histológica do músculo sóleo do grupo controle mostrou fi bras musculares com morfologia preservada, aspecto poligonal, núcleos periféricos e organizadas em fascículos pelo perimísio, envoltas pelo endomísio. As características morfológicas identifi cadas nos animais dos grupos G12ºC e G33ºC foram: fi bras de diferentes diâmetros, hipertrófi cas, atrófi cas, splitting, intenso infi ltrado infl amatório, edema, fagocitose e necrose. Este estudo morfológico encontrou lesões nos dois grupos treinados; não houve diferença no grau de lesão muscular nos dois grupos experimentais, porém os animais do grupo 12ºC não apresentaram difi culdades para realização da corrida. No conjunto, os resultados mostram que o protocolo de treinamento com temperaturas de 12°C e 33°C induziu lesões no músculo sóleo de rato.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.