AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA E CONSUMO ALIMENTAR DE PRÉ- ESCOLARES EM CRECHES DE UMUARAMA, PARANÁ
Resumo
Na atualidade, as creches representam um grande avanço social, permitindo que as mães possam permanecer no mercado de trabalho, principalmente das médias e grandes cidades. Desta forma, as mães não acompanham de perto a alimentação de seus filhos, sendo que, na faixa etária de pré-escolares, uma boa alimentação é importante para a manutenção da saúde e criação de bons hábitos alimentares. Tendo isso em vista, este trabalho teve como objetivo realizar uma avaliação antropométrica e do consumo alimentar de crianças em creches da cidade de Umuarama, estado do Paraná. A avaliação antropométrica foi realizada com cálculo do IMC e dos escores z para peso/idade, peso/estatura e estatura/idade. A avaliação do consumo alimentar foi realizada pelo método de pesagem direta dos alimentos oferecidos. Os resultados indicaram que os pré-escolares apresentavam uma tendência ao aumento de peso e de estatura e, quanto à oferta de nutrientes nas creches, proteínas e sódio estavam acima das recomendações, enquanto os demais nutrientes e energia encontravam-se abaixo do recomendado. Esses resultados indicam ser necessária uma maior vigilância quanto à oferta de nutrientes oferecidos aos pré-escolares que freqüentam creches.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.