ESTRESSE OXIDATIVO EM ERITRÓCITOS SUBMETIDOS A 2,2- AZOBIS AMIDINOPROPANO (AAPH): EFEITO ANTIOXIDANTE E ANTIHEMOLÍTICO DO CHÁ VERDE (Camellia sinensis)
Resumo
O chá verde (Camellia sinensis) é uma bebida, bastante consumida pelos orientais, cuja composição apresenta as catequinas, polifenóis que possuem atividade antioxidante, quimioprotetora, antiinflamatória e anti-carcinogênica. Vários estudos têm demonstrado que o chá verde pode prevenir várias doenças associadas ao estresse oxidativo, tais como o câncer, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas. Estes efeitos benéficos dependerão da quantidade de chá consumida e da biodisponibilidade das catequinas. O objetivo deste estudofoi avaliar a ação do extrato do chá verde (ECV) na inibição da hemólise oxidativa induzida pelo 2,2 azobis amidinopropano (AAPH). Este composto é um gerador de radicais livres que, a 37°C e ao abrigo da luz, gera radicais do tipo peroxil a uma taxa constante. Hemácias humanas de doadores saudáveis foram submetidas à AAPH e ao extrato de chá verde em diferentes concentrações. Os resultados indicam que o chá verde, na concentração de 0,54 mg/Ml, é um ótimo antioxidante e anti-hemolítico, inibindo em 81,6% a hemólise oxidativa de
hemácias tratadas com AAPH. A ação antioxidante durou até 5 horas após a exposição das hemácias aos radicais livres gerados pelo AAPH, sendo que o chá verde, por si só, não levou a nenhuma lesão as hemácias. Nossos dados demonstram, pela primeira vez, que o chá verde pode inibir a hemólise oxidativa de eritrócitos humanos. Ensaios clínicos são necessários para investigar os possíveis benefícios do uso do chá verde como adjuvante terapêutico em doenças hemolíticas que envolvam a ação de radicais livres.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.