Efeitos da suplementação com FA RINHA DE soja, fibra de trigo e farinha de aveia sobre variáveis bioquímicas e morfométricas em ratos wistar
Resumo
As isoflavonas reduzem as chances de as pessoas apresentarem doenças crônicas. As fibras previnem doenças como a constipação,a diverticulite, a hipercolesterolemia, a hiperglicemia, a obesidade, o câncer de intestino grosso e da mama. O objetivo deste estudo
foi observar os efeitos da suplementação com soja, fibra de trigo e farinha de aveia na dieta de ratos Wistar. Foram utilizados 24 ratos, com 30 dias, distribuídos em quatro grupos, contendo seis animais cada, denominados: grupo controle (GC), que recebeu dieta padrão; grupo trigo (GT), alimentados com ração com fibra de trigo; grupo aveia (GA), com ração suplementada com farelo de aveia; grupo soja (GS), alimentado com ração com farinha de soja integral (Kinako). Os animais receberam água e ração ad libitum. O experimento teve duração de 3 meses e, ao final, os ratos foram submetidos à eutanásia. Variáveis analisadas: peso, ingestão alimentar, gordura retro-abdominal e parâmetros bioquímicos. Quando comparados ao GC, o GT apresentou o menor ganho de peso e de gordura abdominal, o grupo GA apresentou baixo consumo per capita de ração e baixos níveis de colesterol total e o grupo GS apresentou baixo ganho de peso e baixo consumo de ração. Conclui-se que as fibras insolúveis foram eficazes para reduzir acúmulo de gordura abdominal e ganho de peso, indicando que as fibras podem ser utilizadas no tratamento da obesidade. Já as fibras solúveis mostraram-se eficazes para manter baixos os níveis séricos de colesterol total, o que sugere a inclusão dessas fibras às dietas de pessoas hipercolesterolêmicas.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.