USO DE BROMELIÁCEAS EM BIOMONITORAMENTO ATMOSFÉRICO
Resumo
Tillandsia streptocarpa Baker e Tillandsia pohliana Mez. (Bromeliaceae) são plantas epifíticas neotropicais capazes de absorver água e nutrientes diretamente do ar. Por essa razão, foram selecionados essas espécies para realizar um estudo de monitoramento da qualidade do ar na cidade de Umuarama (PR, Brasil). Os conteúdos de, Ni, Cr, K, Zn, Cu e Pb foram determinados por espectrometria de absorção atômica. Os resultados obtidos mostraram uma acumulação mais acentuada dos elementos K e Fe nas espécies T. streptocarpa e T. pohliana. Resultados indicam ainda um potencial promissor dessas espécies como biomonitores de poluição do ar. Desse modo, recomenda-se o uso de Tillandsiaem locais onde espécies destas epífitas são frequentes.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.