PERI-IMPLANTITE: CONSIDERAÇÕES SOBRE ETIOLOGIA E TRATAMENTO
Resumo
Atualmente os implantes têm uma importância significativa para a Odontologia. Muitas pessoas têm optado pelos procedimentos implantares para substituição de elementos dentários perdidos, buscando comodidade em se obter uma reabilitação oral permanente e, consequentemente, melhoria da função mastigatória e satisfação estética. Mas essa alternativa também traz alguns problemas e que devem ser observados pelo profissional. Na implantodontia temos que nos atentar à mucosite que se refere à inflamação restrita aos tecidos moles na região juncional e conjuntiva, e a peri-implantite que é um processo inflamatório que acomete os tecidos que circundam os implantes dentais osseointegrados envolvendo-os, portanto o tecido ósseo. Ambas têm etiologia em comum como fatores microbiológicos que se depositam ao redor do implante, levando ao comprometimento e a perda dos tecidos além de fatores biomecânicos, ocorrendo à sobrecarga oclusal, podendo desempenhar um papel significativo na falha do implante, uma vez, que pode resultar na perda progressiva do osso à volta do implante. Para esses tipos de inflamações cabe um meticuloso diagnóstico para que se possa instituir um tratamento, adequado para cada caso. Diversos são os tipos de tratamento o que gera muita discussão por parte da literatura, sendo assim é objetivo deste trabalho realizar uma revisão da literatura atual buscando discutir os aspectos inerentes à etiologia e tratamento dessas infecções peri-implantares, considerando o aumento no uso dos implantes dentários como recurso de reabilitação oral junto a população.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.