AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ESTRESSE E DEPRESSÃO EM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO - PR

Autores

  • Thalita Basso Scandolara
  • Evellyn Claudia Wietzikoski
  • Adalberto Ramon V. Gerbasi
  • Samantha Wietzikoski Sato

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v19i1.2015.5262

Resumo

As elevadas mudanças nas estruturas sociais e familiares, cada vez mais complexas, bem como a necessidade de novas práticas de inclusão social e de integração escolar vêm exigindo cada vez mais do professor. Essa realidade pode desenvolver estresse, ansiedade e até mesmo depressão nos docentes. É necessário alertar os educadores sobre os perigos que essas enfermidades podem apresentar, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal, pois muitos desses profissionais são afastados justamente devido a essas doenças. Suspeita-se que indivíduos estressados estão mais propensos a desenvolver quadros depressivos, então este estudo verificou esta hipótese em professores da rede pública do sudoeste do Paraná. Foi realizado um estudo prospectivo, experimental e longitudinal, com o objetivo de detectar a percentagem de professores da rede pública que apresentam altos níveis de estresse e depressão e alertá-los sobre os problemas decorrentes destas patologias. Foram utilizados dois questionários validados de autopreenchimento para verificar a severidade de distúrbios psiquiátricos não psicóticos, relacionados ao estresse e depressão. Os escores obtidos a partir da somatória das questões respondidas pelos professores no questionário GHQ-12 e no Inventário de Beck foram analisados através dos testes de Kruskal-Wallis e quando possível por ANOVA de uma via, e foram considerados significantes quando o p < 0,05. Dos 106 professores participantes da pesquisa, 46,2% deles sofrem de algum nível de estresse psicossomático e 21,7% possuem características de depressão. Esses números demonstram a necessidade de uma maior visibilidade da questão e o auxílio a esses profissionais, procurando melhorar a qualidade de vida dessa categoria profissional.

Biografia do Autor

Thalita Basso Scandolara

Evellyn Claudia Wietzikoski

Adalberto Ramon V. Gerbasi

Samantha Wietzikoski Sato

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

SCANDOLARA, Thalita Basso; WIETZIKOSKI, Evellyn Claudia; GERBASI, Adalberto Ramon V.; SATO, Samantha Wietzikoski. AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ESTRESSE E DEPRESSÃO EM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO - PR. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 19, n. 1, 2015. DOI: 10.25110/arqsaude.v19i1.2015.5262. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5262. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo Original