ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DAS PARASITOSES INTESTINAIS EM ESCOLARES DA MICRORREGIÃO DE SETE LAGOAS-MG

Autores

  • Edina Conceição Rodrigues Pires Faculdade Ciências da Vida
  • Fernanda Pereira Guimaraes Faculdade Ciências da Vida
  • Jordânia Diniz Castanheira Faculdade Ciências da Vida
  • Mariana Verdolin Guilherme Froeseler Faculdade Ciências da Vida
  • Liliane Cunha Campos Mata Faculdade Ciências da Vida

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v20i2.2016.5295

Resumo

As doenças parasitárias possuem elevada morbidade e ampla distribuição geográfica conferindo um dos principais problemas de saúde pública no Brasil. Nas crianças, os parasitas intestinais podem provocar um quadro de diarreia e desnutrição, podendo em casos mais graves comprometer o desenvolvimento físico e mental. O objetivo deste trabalho foi avaliar as parasitoses intestinais e a sua associação com estado nutricional e cognitivo das crianças de 5 a 9 anos de idade do ensino fundamental em uma escola municipal na microrregião de Sete Lagoas/MG. Foram realizados exames coproparasitológicos por sedimentação espontânea em 26 crianças. Para avaliação nutricional foram realizadas medidas antropométricas e para avaliação da capacidade cognitiva aplicou-se o teste de Raven. Os resultados parasitológicos apresentaram 34,6% casos positivos, com maior frequência do protozoário Entamoeba histolytica (19,3%). Com relação ao estado nutricional, 19,3% das crianças apresentaram sobrepeso e 6,2% estavam desnutridas. Na avaliação do desenvolvimento cognitivo das crianças, constatou-se que 19% apresentaram Grau I, 28,6% Grau II, 47,6% Grau III, 4,8% Grau IV e nenhuma criança apresentou Grau V, conforme o teste de Raven. Não houve associação entre as parasitoses intestinais e o estado nutricional e a capacidade cognitiva das crianças pesquisadas. Os dados deste trabalho reafirmam a necessidade de programas de educação em saúde para prevenção de infecções parasitárias, uma vez que um terço das crianças avaliadas apresentou-se infectadas por algum tipo de parasita. Por conseguinte, mais estudos devem ser direcionados a fim de determinar a interferência das parasitoses no desenvolvimento físico e intelectual infantil.

PALAVRAS-CHAVE: Enteropatias intestinais. Estado nutricional. Cognição.

Biografia do Autor

Edina Conceição Rodrigues Pires, Faculdade Ciências da Vida

Bióloga, Mestre em Biologia Celular e Molecular, Docente e Membro do Centro de Pesquisa e Extensão da Faculdade Ciências da Vida, Sete Lagoas-MG

Fernanda Pereira Guimaraes, Faculdade Ciências da Vida

Bióloga, Mestre em Biologia Celular e Molecular, Docente e Membro do Centro de Pesquisa e Extensão da Faculdade Ciências da Vida, Sete Lagoas-MG

Jordânia Diniz Castanheira, Faculdade Ciências da Vida

Nutricionista, Especialista em Nutrição Esportiva e Nutrição Clínica Funcional, Docente da Faculdade Ciências da Vida, Sete Lagoas-MG

Mariana Verdolin Guilherme Froeseler, Faculdade Ciências da Vida

Psicóloga, Mestre em Psicologia, Docente da Faculdade Ciências da Vida, Sete Lagoas-MG

Liliane Cunha Campos Mata, Faculdade Ciências da Vida

Farmacêutica, Mestre em Patologia, Docente da Faculdade Ciências da Vida, Sete Lagoas-MG

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Publicado

12-08-2016

Como Citar

PIRES, Edina Conceição Rodrigues; GUIMARAES, Fernanda Pereira; CASTANHEIRA, Jordânia Diniz; FROESELER, Mariana Verdolin Guilherme; MATA, Liliane Cunha Campos. ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DAS PARASITOSES INTESTINAIS EM ESCOLARES DA MICRORREGIÃO DE SETE LAGOAS-MG. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 20, n. 2, 2016. DOI: 10.25110/arqsaude.v20i2.2016.5295. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5295. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo Original