INSTAGRAM COMO FERRAMENTA INFORMATIVA DO PROJETO CIÊNCIA NEWS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8732

Resumo

O presente trabalho traz o relato de experiência da criação de um perfil no Instagram®, realizado pela Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (CENPEX) da Faculdade Ciências da Vida (FCV) de Sete Lagoas, Minas Gerais, como meio de disseminar informações científicas ao público interno e externo à FCV. Diante da impossibilidade de se realizar atividades extensionistas no formato presencial, devido à pandemia da Covid-19, o ensino da FCV foi interrompido de modo presencial em março de 2020 e passou a ser remoto. Desta forma, foi criado, pela CENPEX, um projeto de extensão e pesquisa voltado para divulgação científica nas redes sociais envolvendo temáticas na área de saúde, meio ambiente, sustentabilidade e direitos humanos. O grupo de extensão e pesquisa, composto por professores e pesquisadores da FCV, selecionou alunos de diferentes cursos da faculdade e os direcionou à criação de um perfil no Instagram® denominado @cenpexfcv que passou a ter o papel principal de difundir informações científicas confiáveis. O objetivo foi de conscientizar a população em geral no entendimento de diferentes temáticas relacionadas especialmente à Covid-19, em virtude da pandemia, de modo a combater fake news. O perfil disponibiliza posts, animações, informativos, folders, enquetes e lives com profissionais especialistas, que buscam sanar as dúvidas dos seguidores. Ao longo dos oito meses de projetos, já foram montadas 94 formas interativas de divulgação, que, quantitativamente, tem mostrado o crescimento no engajamento, considerado como um aspecto positivo do projeto. Dessa forma, pode-se inferir que o uso de mídias sociais, como o Instagram®, quando utilizada de forma direcionada e com informações fidedignas, podem contribuir efetivamente para o desenvolvimento da divulgação científica.

Downloads

Publicado

28-09-2022

Como Citar

GUIMARÃES, Fernanda Pereira; ROCHA, Alessandra Duarte; RESENDE, Fernanda Amaral; PIRES, Edina da Conceição Rodrigues. INSTAGRAM COMO FERRAMENTA INFORMATIVA DO PROJETO CIÊNCIA NEWS. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 26, n. 3, 2022. DOI: 10.25110/arqsaude.v26i3.2022.8732. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8732. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos